Skip to main content

Os homens estão cada vez mais empoderados na sua busca pelo auto-cuidado estético. Em todo o mundo regista-se uma procura crescente por procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos.

Será que existem diferenças na estética e no envelhecimento da face do homem, quando comparada com a da mulher? A resposta é sim e importa compreender estas diferenças para ajustar recomendações e procedimentos para resultados individualizados e otimizados.

Do ponto de vista estético, a face masculina destaca-se por várias particularidades, desde o suporte anatómico profundo, até à superfície da pele. A estrutura óssea do homem é maior e mais angulada. Lembremos, por exemplo, que os homens tendem a ter um queixo maior e mais largo. A gordura facial nos homens tende a ser mais escassa, em comparação com a das mulheres, o que condiciona as diferenças entre a forma e curvas do rosto de cada género. A pele dos homens também apresenta características únicas, bem como uma curva de envelhecimento distinta relacionada com o declínio de testosterona ao longo da vida.

A mensagem mais importante é: se compreendermos as especificidades da beleza e envelhecimento masculino é possível fazer uma manutenção e otimização do capital de beleza do homem, com todo o respeito pelas suas preferências estéticas 😉

5 tratamentos estéticos com indicação para a face masculina

1. Consulta de skincare

Saiba que é possível fazer uma rotina skincare adaptada à pele masculina. Atualmente, existem produtos com textura leve que permitem fazer um excelente tratamento de pele sem deixar aquela sensação “pegajosa”. Também por este receio, muitos homens descuram a utilização do protetor solar e acabam por estar mais expostos ao fotoenvelhecimento. Se pertence a este grupo saiba que não faltam ótimas opções para si.

É importante não esquecer que a presença de barba requer cuidados próprios, em particular para os homens que a removem diariamente e necessitam de produtos que suavizem a pele após este ritual.

O propósito da consulta de skincare na nossa clínica é preparar-lhe uma rotina completamente personalizada para que todos os dias se sinta confortável na sua pele, minimizando os fatores de envelhecimento

2. Toxina Botulínica

A massa muscular facial dos homens é mais forte quando comparada com a das mulheres. Isto explica o aparecimento precoce de rugas de expressão nos homens e com um padrão distinto.

A toxina botulínica é o tratamento de eleição para suavizar rugas de expressão.

Quando corretamente realizado, este é um dos tratamentos mais gratificantes na face masculina. Importa aqui ressaltar que a técnica de injeção é distinta da que está indicada na face feminina. Quando já há rugas instaladas, possivelmente o propósito será a suavização das mesmas e não o seu desaparecimento. Importa ainda que a técnica de injeção respeite referencias faciais masculinos de atratividade facial, como a posição reta das sobrancelhas.

Sugestão de leitura: Toxina botulínica para iniciados, tudo o que precisa saber!

3. Bioestimuladores de colagénio

Este tratamento é usado para melhorar a firmeza da pele, amenizar rugas e controlar o envelhecimento, através da reposição das reservas de colagénio.

Os bioestimuladores também podem ser usados para repor volume perdido, que é essencial para a sustentação da face, evitando o aspeto insuflado decorrente da utilização excessiva de ácido hialurónico e até atribuir um aspeto mais angulado ao rosto masculino quando indicado.

Sugestão de leitura: Radiesse: tudo o que precisa saber

4. Preenchimento 

Focado no rejuvenescimento facial e na remodelação do rosto, alguns pontos de preenchimento com ácido hialurónico bem executados permitem realçar a beleza e rejuvenescer a face masculina. O preenchimento pode ser indicado para suavizar rugas e sulcos e otimizar e refinar a a beleza masculina, como por exemplo, quando aplicado no contorno mandibular, mento, malar e nariz. Não esquecer que cada rosto é único e a planificação deve ser sempre individualizada.

5. Dispositivos

Sim, dispositivos como IPL, lasers, radiofrequência fracionada e microagulhamento também são para eles. Seja na prevenção do envelhecimento e rejuvenescimento ou no tratamento da pigmentação e marcas de acne, os dispositivos permitem excelentes tratamentos sem recurso a injetáveis.

Sugestão de leitura: Morpheus8: o novo “queridinho” do rejuvenescimento facial e Lumecca: os benefícios do fotorejuvenescimento com IPL

Se tem alguma preocupação estética com a sua face e ainda não tinha marcado uma consulta, espero que este artigo o faça agendar a sua marcação – 925 186 604 ou welcome@clinicafaciem.pt – para uma primeira consulta de avaliação, para diagnóstico de necessidades e esclarecimento de todas as dúvidas

E se ainda assim tem dúvidas, saiba que cada vez mais os homens assumem o autocuidado estético como uma parte importante da saúde e bem-estar interior e exterior. Uma autoestima saudável reflete-se na confiança com que, homens e mulheres, interagem a nível social e profissional. A segurança com a imagem pessoal é um auxiliar poderoso para o sucesso das relações pessoais e no competitivo mundo do trabalho. Não se trata de cultivar narcisismo. Mas que cada um de nós sinta a confiança de que a nossa imagem pessoal transmite a mensagem que pretendemos passar ao mundo enquanto ser humano único e precioso.

Na Clínica Faciem o primeiro passo é uma consulta de avaliação/diagnóstico da pele e da face, que resulta quase sempre numa otimização da skincare seguida pelo paciente, bem como uma recomendação dos tratamentos a realizar.

Cuidar da aparência, seguir uma rotina de pele em casa e/ou fazer tratamentos estéticos com o intuito de melhorar o bem-estar e até mesmo corrigir imperfeições é uma necessidade (e vontade!) transversal ao ser humano e não ao género. Sabe porquê? Porque simplesmente a beleza não tem género!

Até breve!

Sempre consigo!


Subscreva a nossa newsletter

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Pin It on Pinterest

Partilhar