Botox para iniciados, tudo o que precisa saber!

Se está a pensar em realizar um tratamento com Toxina Botulínica para fins estéticos há informação que deve conhecer. A desinformação continua a ser um dos grandes motivos para muitas pessoas terem receio de recorrer ao famoso Botox. Com este artigo pretendo, acima de tudo, informar e clarificar. Para começar, Botox é o nome de uma das marcas – a primeira usada para fins estéticos – disponíveis no mercado do medicamento Toxina Botulínica. Neste contexto, no resto do artigo falaremos em Toxina Botulínica (TB).

De acordo com a minha experiência clínica a lidar com dúvidas e inseguranças frequentes, compilei aqui algumas informações essenciais para que possa tomar uma decisão consciente e informada.

Tratamento muito popular

É o tratamento estético mais realizado em todo o mundo. A TB é usada para vários fins, sendo o mais comum o tratamento das rugas de expressão, podendo ser usada de forma preventiva e como melhoria das rugas já instaladas!

Elevada taxa de segurança

Quando realizado de forma correta e segura, falamos de um tratamento com uma excelente taxa de segurança. Os efeitos secundários são raros, mas podem acontecer. Os mais comuns são: ptose de pálpebra, ptose de sobrancelha e assimetrias.

Durabilidade temporária e resultados não imediatos

A TB é um neuromodulador, ou seja, vai inibir ou mesmo paralisar temporariamente os músculos nos locais tratados. Assim, destruímos aqui um dos muitos mitos em torno da TB: a sua duração não é para sempre! O tempo do relaxamento muscular varia entre 2 a 4 meses e quem gosta deste tipo de tratamento repete em média a cada 6 meses. Mas fique descansado, esta substância não vicia a pele. Quando decidir não fazer mais, saiba que esta decisão não lhe trará prejuízo algum! Além disso, os resultados não são imediatamente visíveis. É necessário dar tempo ao tempo. Os resultados evoluem progressivamente, o que permitirá aos pacientes mais ansiosos uma adaptação mais tranquila.

O barato sai caro

Não vá atrás de promoções e descontos. Se for à procura do menor preço, provavelmente vai ter uma qualidade proporcionalmente menor. A perícia da técnica da injeção e a qualidade do produto injetado requerem investimentos quer no material, quer na qualificação do profissional.

Outras designações

Como já vimos no início deste artigo, Botox é o nome da marca. Outras marcas de Toxina Botulínica têm outras designações, a saber: Bocouture e Azzalure, entre outras.

Ação conjunta para melhores resultados

A TB não substitui uma rotina cosmética homecare adequada, nem hábitos de vida saudáveis.

Tratamento inclusivo

É um excelente tratamento também para a face masculina.

Consulta obrigatória

O tratamento deve ser acompanhado de consulta para verificar a ausência de contra-indicações, bem como para esclarecer eventuais riscos associados.

Depois da intervenção

Cuidados pós-tratamento: Guia de cuidados pós-procedimento estético com injetáveis: o que fazer para evitar complicações e otimizar a recuperação

Otimizar a sua duração

Coisas que podem reduzir a eficácia e a duração da TB: 7 dicas para garantir que o seu Botox dura mais tempo! 

Muitas vezes o Botox é apontado como o “vilão” de intervenções estéticas menos felizes. Por este motivo, algumas pessoas sentem-se desencorajadas em experimentar as maravilhas deste procedimento, que vai muito além do tratamento de rugas de expressão. Por exemplo, como o Botox bloqueia a musculatura da região em que é aplicado, pode também ser utilizado no tratamento de assimetrias, paralisias faciais, hiperidrose (suor intenso nas mão e pés), entre outros problemas de saúde.

Espero que este artigo tenha sido, de alguma forma, útil para si. Mas se ainda tiver dúvidas sobre este tratamento, utilize o formulário de contacto para remeter as suas questões.

Até breve!

Partilhar