Lumecca: os benefícios do fotorejuvenescimento com IPL

Este artigo é sobre um um novo e poderoso tratamento, o Lumecca.

O Lumecca é uma tecnologia de IPL (luz pulsada intensa) que é usada para uniformizar o tom de pele, tratando lesões pigmentares e vasculares (pigmento castanho e vermelho). Para além da redução da pigmentação, otimiza a luminosidade da pele e estimula a melhoria da sua qualidade, devolvendo-lhe um aspeto suave e revitalizado, uma vez que também potencia a regeneração e a produção de colagénio.

Lumecca, o tratamento

Um tom de pele uniforme e uma pele luminosa são características associadas à beleza, saúde e juventude. Mas, os vermelhidões, manchas solares e pequenos vasos sanguíneos à superfície da pele são um incómodo estético frequente, até em idades muito jovens. O IPL é o tratamento de eleição para corrigir estas preocupações estéticas na sua globalidade.

O tratamento com Lumecca baseia-se no princípio da fototermólise seletiva que tem como missão atingir seletivamente determinados alvos na pele, através do fornecimento de uma energia com comprimentos de onda de luz específicos. Ocorre, assim, uma interação direta com os pigmentos (vermelhos e castanhos) da pele que, ao absorverem a luz, são destruídos.

O que tratamos com Lumecca

Lumecca é especialmente indicado no tratamento de manchas, fotoenvelhecimento por exposição solar, lesões vasculares (derrames, telangiectasia), rosácea, sardas, hiperpigmentação associada a lesões de acne e suavização de linhas de expressão. As zonas habitualmente tratadas são aquelas que estão mais expostas ao sol: rosto, pescoço, decote e mãos.

Na realidade, o tratamento com IPL acaba por ser um tratamento global da pele, na medida em que para além de tratar discromias, melhora significativamente a qualidade da pele no que respeita à textura e elasticidade.

Como é o tratamento

A sua pele será devidamente preparada e limpa para o procedimento. Em seguida, aplicaremos um gel condutor que protege a sua pele do contacto direto com a fonte de luz. Para proteger os seus olhos, colocaremos uns óculos que os vão proteger do clarão que resulta dos vários disparos de luz pulsada.

O tratamento é relativamente rápido e é muito bem tolerado devido a um potente sistema de refrigeração que arrefece a ponteira que está em contacto com a sua pele.

O que esperar após o procedimento?

No fim, poderá ocorrer a sensação de calor e algum vermelhidão, como se tivesse estado ao sol. Estes sintomas são reversíveis logo nas primeiras horas. Imediatamente após o procedimento e durante os primeiros dias irá observar um escurecimento das manchas pigmentares e lesões vasculares, que depois serão progressivamente eliminadas por reabsorção e uma descamação discreta.

De quantas sessões vou precisar?

O número de sessões vai depender das necessidades específicas de cada paciente, mas por norma são necessárias entre 2 a 4 sessões, dependendo da extensão e profundidade das alterações a tratar, com um espaçamento de cerca de 1 mês entre elas.

Em comparação com as outras tecnologias de IPL do mercado, com o Lumecca vai necessitar de um menor número de sessões, uma vez que a sua potência é cerca de 3 vezes maior do que a da maioria dos equipamentos concorrentes.

Cuidados antes e após a intervenção

Tanto antes como depois do procedimento deve evitar a exposição solar direta, peelings ou exfoliação. Na consulta ser-lhe-ão indicados quais os cosméticos que deve evitar e quais estarão mais indicados no pós-tratamento.

Lembre-se, evitar a exposição solar durante este ciclo de tratamentos e usar proteção solar adequada serão fundamentais para o sucesso do mesmo.

Lumecca, os resultados

Poderá observar resultados logo após a primeira sessão de tratamento.

Os resultados evoluem gradualmente, notando-se que a pele vai ficando mais luminosa, logo após a primeira semana. Os resultados finais serão visíveis ao fim de cerca de 2 semanas e, apesar de os mesmos apresentarem uma longa durabilidade, por norma aconselhamos uma sessão de manutenção a cada 6/12 meses.

E sim, é possível combinar Lumecca com outros tratamentos que visam melhorar a aparência e textura da pele.

Até breve!

Partilhar