Setembro traz muitas novidades e estou muito feliz por poder partilhar com vocês um novo e revolucionário tratamento agora disponível na minha clínica: Morpheus8.
Este tratamento, minimamente invasivo, é uma Radiofrequência Fraccionada com Microagulhamento. Trata-se de uma excelente solução para o tratamento da flacidez e textura da pele do rosto, sendo também um bom aliado no combate à gordura localizada em zonas mais pequenas, possibilitando a remodelação dos tecidos.
O que é Morpheus8?
É uma tecnologia de radiofrequência fracionada com microagulhas que permite tratar desde as camadas mais superficiais até às mais profundas da pele, dando início a um poderoso processo de anti-envelhecimento natural.
A junção dos benefícios do microagulhamento – que provoca micro lesões na pele – com a energia da radiofrequência – que aquece derme -, resulta num “trauma controlado”, estimulando a produção e reposição do colagénio e elastina, tornando a pele mais forte e firme.
Está indicado para todos os tipos de pele de pessoas adultas que queiram tratar as primeiras linhas de expressão ou até mesmo as rugas mais profundas.
Que zonas posso tratar?
O Morpheus8 pode ser usado em toda a pele e é particularmente benéfico no tratamento das zonas onde a pele tendencialmente fica mais flácida e surgem rugas e linhas de expressão. Ou seja, a região do contorno mandibular, papada, região periocular, particularmente na região da pálpebra inferior, código de barras e pescoço.
Que resultados esperar?
Esta tecnologia combate os principais sinais de envelhecimento da pele do rosto, promovendo a sua qualidade, espessura e elasticidade. Ajuda a corrigir rugas e linhas de expressão, melhorando a hidratação e firmeza do rosto. Está ainda indicado para atenuar cicatrizes provocadas pela acne. Como o tratamento também aumenta a circulação sanguínea, mantém a pele rejuvenescida e oxigenada, resultando num aspeto mais saudável e jovial.
Naturalmente, os resultados vão variar de pessoa para pessoa, pois dependem sempre da resposta do próprio organismo do paciente, bem como dos seus objetivos pessoais. Os mesmos começam a ser visíveis por volta da terceira semana pós-tratamento, mas continuam a evoluir durante os 2 a 3 meses seguintes.
O número de sessões varia mediante o problema a tratar e estão dependentes da resposta individual de cada paciente, uma vez que esta tecnologia promove a bioestimulação dos tecidos tratados. Genericamente, pode-se indicar um mínimo de 3/4 sessões, com 4 a 6 semanas de tratamento.
Como funciona o tratamento?
O procedimento é realizado em ambiente ambulatório, com anestesia tópica. O tratamento é depois administrado através das ponteiras Morpheus8 que são de uso individual e único. Existem diferentes tipos de ponteiras e será escolhida a mais indicada para o seu tratamento. As ponteiras têm microagulhas que vão penetrar no tecido subdérmico a uma profundidade variável e programada de acordo com a zona a tratar e as necessidades específicas de cada paciente. É através destas microagulhas de última geração que a radiofrequência vai ser entregue à pele. A quantidade e forma de entrega desta energia (radiofrequência) é personalizada para cada paciente.
O tratamento pode ter uma duração entre 30 a 60 minutos, dependendo das áreas a tratar. É expectável que o paciente possa sentir um leve desconforto e algum calor a cada pulso disparado. No fim, a área tratada poderá ficar um pouco sensível, com uma leve vermelhidão. Estes sinais vão desaparecer progressivamente. Durante 5 a 8 dias poderá notar as pequenas marcas das microagulhas, que conseguirá camuflar com uma boa rotina cosmética e com maquilhagem. Durante esses dias poderá sentir a pele mais sensível e até algum prurido, podendo também surgir algumas borbulhas transitórias. Se tiver algum evento social com uma exposição de imagem significativa, será melhor afastar por alguns dias o agendamento deste tratamento dessa data.
Cuidados a ter no pós-procedimento
Desde o primeiro dia, deve hidratar bem a área intervencionada com um hidratante suave, evitar a exposição solar direta e usar sempre um bom protetor solar.
Nos 3 primeiros dias, deve evitar produtos agressivos para a pele, nomeadamente aqueles que contenham na sua composição ingredientes como o ácido glicólico, retinóides ou ácido salicílico.
Assim que a vermelhidão desaparecer da pele e a mesma apresentar um aspeto liso, pode retomar os seus cuidados diários com a pele.
Aos nossos pacientes que realizam o tratamento é feita uma revisão individual da sua rotina de cuidados cosméticos, de forma a otimizar a sua recuperação e minimizar a necessidade de adquirir produtos específicos para o pós-procedimento.
Por último, relembrar que existem algumas contra indicações para a realização do Morpheus8 e que devem ser devidamente avaliadas. Seguem alguns exemplos mais frequentes:
- Grávidas
- Pacemaker
- Histórico de Herpes recorrente na área a tratar
- Ferida ou infeção no rosto
- Tatuagens ou maquilhagem definitiva
- Pele excessivamente bronzeada
- Preenchimentos e implantes permanentes requerem avaliação
- Doenças autoimunes ou a toma de imunossupressores
Até breve!