Os meus 10 Suplementos alimentares de beleza preferidos

Os suplementos alimentares têm um papel muito válido nos nossos cuidados de saúde e de beleza. Mas constitui também um mercado com muitas fragilidades no que respeita à segurança e qualidade e no cumprimento das promessas associadas à publicidade destes produtos.

O mercado está inundado com suplementos alimentares para todo o tipo de indicações. Perda de peso, aumento de massa muscular, osteoporose, queda do cabelo, melhoria da pele e fortalecimento de unhas. Ao contrário de uma crença comum ainda muito generalizada, estes produtos não passam pelo mesmo crivo de qualidade e eficácia ao qual são submetidos os medicamentos. Na realidade, o enquadramento dos suplementos pertence aos géneros alimentícios e a entidade que tutela estes produtos é a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). A regulação existe, mas o mercado acaba por permitir muitas liberdades aos produtores e distribuidores e assim, infelizmente, as alegações dos benefícios sugeridas por muitas marcas nem sempre se cumprem.

Assim, e antes de investir em suplementos, recomendo-lhe 3 orientações para uma suplementação mais segura:

1. Tente assegurar a qualidade do produto, escolhendo marcas que sugiram confiança. A seleção de pontos de venda com profissionais de saúde, como por exemplo as farmácias, pode ser um ponto de partida.

2. Tenha cuidado com a combinação da toma de vários suplementos em simultâneo. O risco de sobredosagem é real. A associação de determinados suplementos em doses excessivas, ainda que não sendo tóxica pode ser ineficaz.

3. Procure fazer a toma de suplementos devidamente assessorada. Recomendo que consulte o seu farmacêutico, nutricionista ou médico.

Após esta introdução deve pensar que sou contra os suplementos alimentares. De todo! Alguns suplementos têm evidência clínica e científica a confirmar os seus benefícios. E se nada substitui uma alimentação saudável, a verdade é que o reforço de alguns nutrientes-chave pode fazer a diferença na nossa saúde, bem-estar e beleza.  Deixo aqui o meu Top 10 (sem ordem preferencial, apenas alfabética!) na hora de escolher os suplementos de acordo com os ingredientes.

O meu top 10 de suplementos alimentares

BIOTINA

Indicação – queda do cabelo e unhas frágeis.

Origem – está naturalmente presente em vários alimentos como o peixe, ovos e batata-doce.

Mecanismo de ação – faz parte das vitaminas do complexo B e também é designada por vitamina B7 ou Vitamina H. A sua deficiência está associada à queda de cabelo, unhas frágeis e quebradiças. Embora não exista ainda uma evidência científica conclusiva a confirmar a eficácia da suplementação com biotina para tratar cabelo e unhas, sabemos que o défice nos valores de biotina está associado ao enfraquecimento destas estruturas.

Dosagem – na prevenção da deficiência em adultos 30 a 100 micrograms (mcg) por dia.

Apresentações comercias de suplementos contendo biotina – Cistitone Agaxidil e Cistitone BD Forte.

CURCUMA

Indicação – anti-aging. As suas propriedades anti-inflamatórias têm benefícios no combate ao envelhecimento. Sabemos hoje que o desequilíbrio físico associado à inflamação crónica, cada vez mais prevalecente, contribui para um envelhecimento acelerado.

Origem – é uma planta da família do gengibre, originária da Ásia (Índia e Indonésia). Tem uma longa história enquanto planta medicinal e a sua utilização remonta a um período com mais de 4000 anos.

Mecanismo de ação – na medicina tradicional está indicada em diversas patologias do foro respiratório e digestivo, entre outras. A ciência moderna veio confirmar as suas propriedade anti-inflamatórias, antimicrobianas e até antimutagénicas.

Apresentações comercias de suplementos contendo curcuma – Arkocapsulas Curcuma.

LICOPENO

Indicação – fotoproteção oral.

Origem – alguns alimentos ricos em licopeno são o tomate, melancia, toranja, arando, bagas de goji, cenoura etc.

Mecanismo de ação – possui propriedades anti-inflamatórias e é um poderoso antioxidante que protege as células do nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo o risco de doenças crónicas, bem como o envelhecimento precoce da pele. Também fortalece o nosso sistema imunitário e ajuda a prevenir o colesterol alto e, consequentemente, doenças cardiovasculares diversas.

Apresentações comercias de suplementos contendo licopeno – Oenobiol Solair Intensif Anti idade.

ÓMEGA 3 e 6

Indicação – associados a anti-aging e beleza da pele.

Origem – os ómegas 3 e 6 são encontrados em abundância no peixe e oleaginosas.

Mecanismo de ação – os ómegas 3 e 6 têm comprovada ação anti-inflamatória em várias doenças da pele como a psoríase e pele atópica. São também fundamentais na manutenção da barreira de proteção da pele. São, assim, “ingredientes chave” na hidratação natural da pele. Têm um papel muito interessante na manutenção da saúde, juventude, beleza e até no conforto da pele.

Apresentações comerciais de suplementos contendo ómega 3 e 6 – BioActivo Omega7.

MELATONINA

Indicação – conhecida como a “hormona do sono”, regula o ciclo “sono-vigília”. A expressão “sono de beleza” recorda-nos a importância do sono!

Origem – é produzida pelo nosso cérebro à medida que o dia passa, para o nosso corpo perceber quando é hora de dormir. Ao início da manhã o seu nível é menor, indicando que é hora de acordar. Ou seja, a sua secreção depende da luz.

Mecanismo de ação – a melatonina tem também algumas ações periféricas como influenciar o humor, a temperatura corporal e o sistema imunitário, tendo ainda propriedades antioxidantes.

Dosagem – para que a sua toma seja eficiente e eficaz, deverá ser seguido por um médico.

Apresentações comerciais de suplementos contendo melatonina – Valdispert Noite.

POLYPODIUM LEUCOTOMOS

Indicação – fotoproteção solar. Usado em fórmulas orais e tópicas.

Origem – o polypodium leocotomos PL é uma planta da família dos fetos com origem na América Central e do Sul.

Mecanismo de ação – as propriedades dos extratos desta planta na fotoproteção solar oral são interessantes para a maioria da população, incluindo as pessoas que apresentam um perfil de sensibilidade solar extrema, como as que sofrem com “alergia ao sol”. A sua eficácia resulta de múltiplos mecanismos de ação, reduzindo os danos celulares induzidos pela radiação UV, bem como os danos ao DNA por combate ao stress oxidativo, diminuição da resposta imunológica ao dano solar UV e redução da produção de moléculas inflamatórias, como a ciclooxigenase e as citocinas.

Dosagem – a dosagem ideal para a toma de extratos naturais depende de muitas variáveis associadas à forma de preparação do mesmo. Por isso, não podemos falar em “dose recomendada”. Mas, uma das marcas mais conhecidas de suplementos alimentares solares contendo PL tem apresentações que variam entre 240 a 480 mg de extracto de PL. A toma deve ser iniciada pelo menos 5 dias antes do período de exposição solar e continuar até pelo menos 2 dias após.

Apresentações comerciais de suplementos contendo polypodium leucotomos – Heliocare cápsulas e Heliocare Ultra D cápsulas.

RESVERATROL

Indicação – o resveratrol (RV) é um antioxidante natural com propriedades anti-aging sobre a pele. Distingue-se ainda pelas suas propriedades anti-inflamatórias e anti carcinogénicas.

Origem – a fonte natural mais conhecida e usada para extrair o resveratrol são as uvas, algumas variedades de frutos silvestres, amendoim e algumas plantas medicinais orientais. É ainda um ingrediente frequentemente encontrado em formulações cosméticas de uso tópico.

Mecanismo de ação – o efeito benéfico do resveratrol via oral e tópica é reconhecido. Atua positivamente na estimulação da produção de colagénio, na regulação da produção de queratinócitos, protegendo contra danos resultantes da radiação UV, contra o stress oxidativo e modulando, até, alguns mecanismo inflamatórios nocivos. O resveratrol tem propriedades benéficas na regulação da função cutânea, por uma variedade de mecanismos de ação. No entanto, alguns destes mecanismos ainda não são completamente compreendidos.

Apresentações comerciais de suplementos contendo resveratrol – Caudalie Vinoexpert Caps.

SERENOA SERRULATA

Indicação: a serenoa serrulata (SS) ganhou popularidade no tratamento da queda do cabelo. Atualmente, está associada a suplementos com esta indicação, embora também se encontre em formulações com outras indicações.

Origem – a serenoa serrulata é uma planta nativa da região das Caraíbas e extremos sul da América do Norte. Também é conhecida por outros nomes como serenoa repens. Os extratos desta planta são extraídos das suas bagas.

Mecanismo de acção – faz parte de um grupo de produtos naturais que têm propriedades inibidoras da 5 alfa redutase (5AR). Os estudos sugerem também que diminui a ligação dos recetores do folículo piloso à dihidrotestosrerona Alto. Estes mecanismos explicam a sua utilização no tratamento da queda do cabelo, particularmente na alopecia androgenética.

Dosagem – a dose diária recomendada costuma estar num intervalo de 160 a 320 mg.

Apresentações comerciais de suplementos contendo serenoa serrulata – existem 2 tipos de formas de administração que ganharam popularidade: as bagas secas e o extrato vegetal em forma de comprimido, como por exemplo Cistitone Agaxidil Caps e Pilexil Forte Caps.

VITAMINA C

Indicação – anti-aging.

Origem – as frutas e os vegetais são as principais fontes de vitamina C, nomeadamente: citrinos, kiwis, morangos, framboesas, mirtilos, melancia, meloa, papaia, tomate, brócolos, espinafres, couve-flor, etc. 

Mecanismo de ação – a vitamina C é um poderoso antioxidante fundamental no combate aos radicais livres que potenciam o envelhecimento. Níveis adequados desta vitamina permitem combater o stress oxidativo diário e é particularmente importante em circunstâncias como as de exposição solar aumentada. Por outro lado, o seu papel em múltiplos mecanismo fisiológicos é fundamental, como por exemplo na síntese de colagénio. Recordemos que a deficiência de Vitamina C é a causa de uma doença, o escorbuto, que resulta de uma alteração na normal produção de colagénio.

ZINCO

Indicação – associado a suplementos alimentares para o cuidado de cabelo e unhas. Níveis adequados de zinco são fundamentais para a eficácia dos tratamentos com toxina botulínica.

Origem – as principais fontes de zinco são os alimentos de origem animal: ostras, camarão, carnes de vaca, frango, peixe e fígado. Além destas, grãos integrais, cereais, legumes e tubérculos também são ricos em zinco, mas as frutas e hortaliças em geral, apesar de terem zinco, não são as melhores fontes porque não permitem uma boa absorção deste mineral.

Mecanismo de ação – é um mineral essencial para o funcionamento de inúmeras enzimas do nosso organismo, No que respeita a suplementação de beleza, está muitas vezes inserido em multivitamínicos para a queda do cabelo e fortalecimento de cabelo e unhas.

.

E o Colagénio?

Neste momento deve estar a pensar que me esqueci de referir o colagénio. Não foi o caso. Simplesmente não o coloco no meu Top 10.

Por motivos que poderá descobrir num post anterior sobre este assunto, acredito que as suas vantagens são escassas e quando muito estará indicado em casos muito selecionados. Se quiser saber mais sobre a suplementação com colagénio convido à leitura do artigo A Suplementação com colagénio funciona?

Os suplementos alimentares são importantes, mas não substituem nunca uma alimentação correta, a ingestão suficiente de água, a prática regular de exercício físico e uma rotina diária de aplicação de produtos tópicos. Assim, estes devem antes serem vistos como um complemento, um “cúmplice” importante no alcance de melhores resultados, pois contribuem para o reequilíbrio da nutrição do nosso corpo!

Até breve! 

NOTA IMPORTANTE:

A referência a marcas ao longo deste artigo não foi patrocinada, nem solicitada pelos seus distribuidores ou fabricantes. Estão indicadas a título meramente informativo.

Partilhar