Ecografia em Harmonização Facial

A ecografia é a grande novidade das nossas ferramentas clínicas em Harmonização Facial. Embora este tema ainda seja desconhecido para muitos, trata-se de todo um movimento científico que veio mudar a forma como pensamos e fazemos estética facial. E o futuro é já hoje!

A utilização da ecografia neste contexto tem inúmeras vantagens. Hoje vou salientar apenas duas, que têm a ver com a segurança dos procedimentos estéticos: prevenção de complicações e resolução de complicações instaladas.

Mas não pense que a vantagem do ecógrafo se fica por aqui, mas esse assunto ficará para outro artigo!

Prevenção, acima de tudo

A ecografia é usada para fazer um mapeamento de localização de todas as estruturas delicadas do nosso rosto, que não queremos lesar por via dos tratamentos realizados. A análise ecográfica da face permite localizar estas estruturas. Desta forma, os procedimentos podem ser conduzidos de forma a evitar lesões às mesmas.

Resolução de complicações

Em todo o mundo tem surgido um maior número de complicações (proporcional ao exponencial aumento de tratamentos de Harmonização Facial realizados) de origem vascular, inflamatória e infecciosa. Através da ecografia é possível visualizar as estruturas e os materiais de preenchimento na face. Esta localização e visualização permite fazer um diagnóstico muito mais preciso, desvendando a causa da complicação. Em alguns casos é mesmo possível atuar localmente, por exemplo, dissolver o ácido hialurónico com hialuronidase ecograficamente guiada.

A ecografia no contexto da Harmonização Facial não acrescenta uma garantia de 100% segurança, mas veio acrescentar uma poderosíssima ferramenta para quem a utiliza: uma margem muito maior de segurança na realização dos procedimentos.

Ecografia na minha consulta

Desde o final de 2021 introduzi a ecografia na minha consulta. Embora não seja um instrumento obrigatório para a execução de procedimentos estéticos, uma vez que trabalhamos durante muitos anos sem este recurso, a sua inclusão na consulta foi uma decisão fácil de tomar. Procuro diariamente otimizar a minha prática clínica com os meios que me permitem adicionar segurança e precisão aos procedimentos estéticos que, na clínica, disponibilizamos aos nossos pacientes.

Até breve!

Partilhar