Sleep lines: o que são, como prevenir e tratar

As sleep lines, ou rugas do sono, são rugas que se formam durante o sono. A gravidade volta a ser nossa inimiga!!! O peso da cabeça sobre a almofada causa forças de pressão sobre a face em diferentes direções e a pele sofre deformações com essas forças, marcando linhas e rugas. Se dorme de lado ou de barriga para baixo saiba que também já está a sofrer com este problema.

Muitas vezes são confundidas com rugas de expressão, mas atenção, como têm origens diferentes, a sua prevenção e tratamento são também diferentes!

As sleep lines surgem no rosto e decote, especialmente quando dormimos de lado ou de barriga para baixo, fazendo com que a nossa pele sofra tensão e deformação em diferentes direções, de acordo com as posições que assumimos ao longo do sono. Ao permanecer muitas horas nestas posições, o nosso peso pressiona a pele contra a almofada, deixando algumas marcas.

À medida que envelhecemos a nossa pele perde elasticidade, tornando-a mais suscetível à formação deste tipo de rugas. Passamos quase um terço da nossa vida a dormir. É, assim, um fenómeno cumulativo que se vai agravando ao longo da vida. É também interessante observar que nas pessoas mais jovens que notam estas sleep lines, elas esbatem-se ao longo da dia. Mas, à medida que envelhecemos, elas tornam-se cada vez mais persistentes ao longo do dia.

Como prevenir?

O truque mais simples é, sem dúvida, dormir de barriga para cima, pois como não há compressão num dos lados do rosto, não há risco de formar estas rugas do sono. Mas este controlo da posição em que dormimos não é viável para a maioria das pessoas. Ter esta “preocupação” no pensamento, com certeza resultará numa noite de sono conturbada (e sabemos bem da importância de uma boa noite de sono). Por outro lado, algumas pessoas sofrem com alguns problemas físicos, como dificuldade respiratória ou dores de coluna, e dormir de barriga para cima não é uma opção. Porém, se faz parte da minoria que dorme de barriga para cima – de acordo com vários estudos, 65% dorme na posição lateral – não tem de se preocupar com este tipo de rugas!

Usar uma fronha de sede na sua almofada ajuda a reduzir o atrito na pele do rosto e, consequentemente, as rugas do sono. Algumas empresas fabricam almofadas com formato e dureza que reduzem a pressão sobre a face. E apesar de haver poucos estudos independentes a atestar a eficácia destes produtos, o bom senso diz-nos que só podem ser benéficos.

Naturalmente, todos os cuidados que potenciam e prolongam a boa qualidade da pele vão retardar e proteger a pele contra a formação das sleep lines. Uma rotina cosmética otimiza o cuidado com a exposição e os hábitos de vida saudáveis prolongam a resiliência da pele à formação destas rugas.

Tratamentos que vão ajudar a diminuir as tão temidas sleep lines

Tratamentos como a Toxina Botulínica não são eficazes nas sleep lines porque não são rugas de expressão. Ficam aqui alguns tratamentos que podem fazer parte de um tratamento preventivo:

Preenchimento com Ácido Hialurónico – o preenchimento direto da fuga com ácido hialurónico pode amenizar o aspeto desta ruga. Mas, se atendermos ao fato de que a causa da mesma vai permanecer, é fácil deduzir que é um tratamento temporário e que deve ser combinado com outros que potenciem a qualidade da pele.

Radiesse e bioestimuladores de colagénio em geral – é um preenchedor facial que contém microesferas.

Microagulhamento – o princípio do Microagulhamento consiste na utilização de microagulhas que vão penetrar numa região específica da pele, causando micro traumas controlados (micro-canais). A pele responde entrando em “estado de reparação”, estimulando-se, assim, a produção natural de colagénio, elastina e ácido hialurónico.

Skinbooster e Prophilo – são tratamentos distintos, mas têm em comum a administração de ácido hialurónico à pele, recuperando a hidratação e a elasticidade.

Aparatolgia – tratamentos com radiofrequência fraccionada como o Morpheus8 ou procedimentos ablativos causam uma regeneração profunda da pele, atenuando linhas já existentes e melhorando a qualidade global da pele

Cada caso é um caso e a escolha do tratamento que melhor se adequa exige uma avaliação criteriosa de um médico especialista que, naturalmente, recomendará o tratamento mais indicado para a pessoa em questão.

Quanto mais cedo começar a prevenir e a tratar as sleep lines, melhor será a sua resiliência ao surgimento deste tipo de preocupação cosmética.

Até breve!

Partilhar