Saúde e beleza reais só existem com uma vida saudável como suporte. Todos os anos estabelecemos novas metas e a sua concretização é, no mínimo, desafiante.
Vou partilhar consigo uma ferramenta que me ajuda muito!
Acredita no poder dos livros? Os livros criaram e destruíram religiões, governos e revolucionaram sociedades. Ainda hoje em alguns países o acesso ao ensino é restrito a certos grupos, precisamente para limitar a autonomia e desenvolvimento das populações.
Se assim é, acredite também no poder que esta ferramenta lhe pode dar para mudar a sua vida.
Durante muito tempo eu negligenciei este poder sobre o meu bem-estar, não obstante ser uma ávida leitora desde a infância. Com exceção de um ou dois livros sobre mindfulness, olhava para os livros de bem-estar e desenvolvimento pessoal com desconfiança e, confesso até, com algum desdém.
Mas sei exatamente quando ocorreu a minha mudança de atitude. Lembra-se daqueles dias do primeiro confinamento durante 2020?
As clínicas foram um dos setores com encerramento compulsivo (exceto paras as urgências que continuamos a assegurar). Foi um período difícil. Dei por mim de lágrimas nos olhos e com absoluta incredulidade a fechar a porta da minha clínica com todas as implicações sobre mim, colaboradores e pacientes.
O recolhimento deu-me o tempo e a oportunidade que precisava para procurar ferramentas de superação. Comecei a explorar livros de autoconhecimento e motivação. Hoje reconheço que alguns destes livros me permitiram perceber o tanto que eu podia melhorar nos meus hábitos para uma vida mais equilibrada.
Como em tudo, há bons e maus livros nesta área. Por isso, deixo duas dicas para fazer as suas escolhas acertadas de livros sobre saúde e bem estar:
- Se optar por livros com um componente clínico e de saúde, sugiro que procure verificar o currículo do autor e perceber se fala com conhecimento. O “Dr.” na capa nem sempre se traduz numa verdadeira credencial de competências 😉
- Nem todos estes livros estão destinados a nós. O que funciona bem para um amigo ou colega que lhe faz uma recomendação, pode ser não ser ideal para si. Para além do conteúdo, a linguagem do autor tem que comunicar connosco a um nível profundo para que a mensagem tenha um impacto motivador nos nossos hábitos diários. Tente folhear o livro numa livraria física ou ler algumas páginas “sample” digitais e perceba se se identifica com a linguagem do autor.
Vou partilhar consigo o meu top 10 de livros sobre desenvolvimento pessoal e bem-estar e ficarei muito feliz se encontrar entre eles pelo menos um que contribua para a sua felicidade!
1 – “Essencialismo” de Greg Mc Keown
Está sempre a correr e nunca tem o seu trabalho ou compromissos em dia? Tem dificuldade em declinar convites? Sente que o seu tempo está a ser condicionado por terceiros e tem dificuldades em dizer não? Então este livro é para si. Este livro é um auxiliar para sermos cada vez mais capazes de filtrar aquilo que é realmente importante e que merece o nosso melhor. Uma obra que dispensa apresentações, aclamada por algumas das pessoas mais influentes da atualidade.
2 – “Mude de Horário, Mude de Vida” de Suhas Kshirsagar
O Dr. Suhas Kshirsagar é um dos profissionais mais prestigiados da medicina Ayurvedica e o seu mérito é reconhecido pelos seus pares desta medicina milenar, bem como pelos que se formaram na medicina convencional. O fenómeno do ritmo circadiano é reconhecido e estudado por estas duas medicinas. Neste livro, o autor ajuda-nos a compreender a importância de otimizar os nossos hábitos aos horários do dia. O sono, a dieta e o exercício físico, entre outros, estão dependentes dos horários. Este livro vai ajudá-lo a compreender de que forma pequenas mudanças de horários podem impactar a sua vida de forma muito benéfica. Já ouviu falar no “jet leg social” dos fins de semana? Despertei a sua curiosidade? Ainda bem 😊
3 – “Manhãs Milagrosas” de Hal Elrod
Este é capaz de ser um dos livros mais desafiantes desta listinha. Hal Elrod propõe uma disciplina matutina para desenvolvermos um espaço de crescimento pessoal e profissional na hora mais produtiva do dia. E embora eu não consiga adaptar a rotina completa do autor ao meu dia-a-dia, este livro inspirou-me a fazer pequenos ajustes para uma manhã que me permite iniciar o meu dia de uma forma mais desperta, feliz e saudável.
4 – “Super Cérebro” de Deepak Chopra e Rudolph E. Tanzi
Deepak Chopra escreveu este livro com uma equipa de Professores de Neurologia da Faculdade de Medicina de Harvard. O valor deste livro reside no conhecimento combinado destes especialistas e investigadores de vanguarda. Mas se o seu background não é das áreas da saúde e biologia, não se assuste. A linguagem e conhecimento transmitidos neste livro chegam com clareza a todos os públicos.
Este é certamente um dos meus livros preferidos desta lista. Ao compreendermos como o nosso cérebro molda a perceção da nossa realidade conseguimos progredir para uma vida mais equilibrada e mais feliz. Podemos deixar que os circuitos involuntários do nosso cérebro nos diminuam com ansiedade e medo ou podemos aproveitar o seu potencial para criar uma vida mais harmoniosa para nós e para os que nos rodeiam.
5 – “Meditação e Mindfulness” de Andy Puddicombe
Os benefícios da meditação e do minfdulness com uma abordagem simples e realista. Com informação de valor sobre como abordar a ansiedade, a concentração, as fobias e cultivar relações pessoais e profissionais mais positivas. Várias dicas e técnicas para meditação e controlo de ansiedade.
6 – “O poder da cura” de Deepak Chopra e Rudolph E. Tanzi
Um livro escrito por dois médicos e que nos relembra que os principais responsáveis pela nossa saúde somos nós próprios. Não a consulta com o médico, nem a caixa dos medicamentos. As nossas escolhas diárias definem a nossa saúde. Este livro é um compêndio de estratégias para melhorar todos os aspetos da nossa saúde, baseadas em evidência científica. Este livro tem assim efeitos secundários garantidos: melhoria de pelo menos um aspeto da sua saúde 😉
7 – “Tudo se resolve” de Marie Forleo
Livro maravilhoso sobre como ultrapassar bloqueios e crenças limitadoras em todos os aspetos da nossa vida. Uma oradora com uma energia contagiante, não dececiona neste livro com o qual se sentirá inspirado a enfrentar os seus maiores desafios!
8 – “O poder do agora” de Eckhart Tole
O título deste livro é a sua melhor auto apresentação. Um livro pequeno, mas profundo, indicado para quem procura uma abordagem mais interior e espiritual para uma melhor qualidade de vida. Inspirador.
9 – “Limpeza Cerebral” de David Perlmutter e Austin Perlmutter
Um dos autores é Neurologista e o outro Internista, além de pai e filho, respetivamente. Um livro essencial para usar a sua melhor ferramenta a seu favor: o cérebro. A vida como a vivemos na atualidade reduziu a nossa capacidade de atenção. As demências são um problema de saúde real que afetam uma grande percentagem da população, à medida que envelhecemos. Precisamos de conhecimento e de estratégias para enfrentar os novos desafios de um cérebro saudável neste período transformador da humanidade.
10 – “Deep Work” de Cal Newport
Um dos maiores problemas de produtividade que enfrentamos e que se reflete na nossa vida pessoal e profissional é a distração. A distração reduz a nossa capacidade de foco no trabalho e na qualidade de tempo com família, amigos e connosco próprios. É na verdade uma “pandemia” da atualidade. Cal Newport é Professor de Ciências Informáticas na Universidade de Georgetown e dedica-se à pesquisa de como utilizar as ferramentas tecnológicas para nosso benefício e viver uma vida mais profunda e bem sucedida a todos os níveis.
Todos estes livros agregaram valor à minha disciplina e hábitos diários.
Desejo que encontre nestes livros inspiração e motivação para um vida mais plena e saudável em 2023 e sempre 😉
Até breve!