Mimar a pele depois do verão

Apesar dos dias quentes que ainda se fazem sentir, a grande maioria dos portugueses já se despediu das férias de verão e voltou às suas rotinas diárias. E férias de verão, regra geral, são sinónimo de muito sol, praia e água salgada.

Fonte imagem: The Filler Effect in The New York Times

Mas por mais prazeirosas que sejam as idas à praia e os passeios, toda esta exposição solar costuma levar a um agravamento ou aparecimento de rugas de expressão, manchas e até desidratação. Estes são alguns dos sinais de alerta que vos devem levar a iniciar um período de recuperação pós-verão.

Deixo-vos algumas dicas e sugestões.

Para fazer em casa, o acerto da Rotina Dermocosmética:

  • Proteção solar elevada. Mesmo no Outono e Inverno a proteção solar deve fazer parte da rotina diária. Muito particularmente da rotina das meninas que sofrem com pigmentação e devem aproveitar esta época para tratar as manchinhas acumuladas.
  • Uso de cosméticos despigmentantes. Esta é por excelência a época dos tratamentos anti-manchas. Alguns ativos incluídos neste tipo de produtos podem ser fotossensibilizantes (assunto mais ou menos polémico, por isso o melhor é mesmo prevenir). A diminuição da incidência de radiação solar nesta época vem favorecer a eficácia dos tratamentos que agora iniciam. Para quem tem manchinhas para atacar, o tempo é agora 😉
  • Inclusão de ingredientes antioxidantes como vitamina E e ácido ferúlico vai auxiliar na recuperação da luminosidade, para além de completar qualquer rotina anti-idade.
  • Cosméticos com ácidos como o ácido glicólico favorecem a renovação cutânea e vão ajudar as peles que mais sofreram com o efeito oclusivo do uso continuado dos cremes solares de praia.
  • Também não pode ficar esquecido o nosso queridinho retinol para quem tiver na listinha de prioridades o efeito anti-envelhecimento.

Para tratamento no consultório:

  • Peeling

Existem diferentes tipos de peeling que diferem quanto à profundidade de atuação e quanto aos ácidos presentes na sua composição. Alguns estão mais indicados para fazer um “reboost” e acelerar a renovação cutânea, enquanto outros podem estar mais indicados como cuidado luminosidade e despigmentante.

  • Microagulhamento

Os microtraumas controlados gerados com este tratamento vão estimular processos fisiológicos associados à cicatrização com a libertação de plaquetas. Os microporos abertos durante o tratamento são aproveitados para infundir sobre a pele ingredientes ativos, à medida de cada paciente.

  • Botox (sem dúvida a primeira das recomendações!)

A toxina botulínica continua a ser o primeiro tratamento de escolha para a correção das rugas de expressão 😉

  • Skinbooster

A injeção de pequenos depósitos de ácido hialurónico reticuado em toda derme. Este protocolo de tratamento não volumiza a face. O resultados é uma pele profundamente hidratada e com um incremento na produção de colagénio.

  • Biorevitalização (cocktail de vitaminas com ácido hialurónico líquido – devolve elasticidade).

Para as peles que se apresentam desnutridas e desvitalizadas proponho um programa de mesoterapia com soluções ricas em vitaminas e ácido hialurónico.

Estes são os meus queridinhos para a Rentrée! No entanto, a indicação destes tratamentos deve sempre ser precedida de uma avaliação clínica. Nos posts mais antigos aqui no Blog encontram mais informações sobre alguns dos tratamento que menciono, nomeadamente o Microagulhamento e o Botox.

Até breve!

Partilhar