Microagulhamento em revista

Também conhecido por Micro Needling é uma das grandes tendências a nível mundial na medicina estética.

Os resultados são excelentes e está indicado para quase todas as idades. É aquele tipo de tratamento que todos devíamos exprimentar pelo menos uma vez na vida!É de momento um dos meus “queridinhos”, porque é um procedimento estético minimamente invasivo, que serve para prolongar a jovialidade da pele, retardando os sinais do envelhecimento cutâneo.

À medida que vamos envelhecendo, o nosso organismo vai perdendo a capacidade de produção de uma das principais moléculas que compõem a pele: o colagénio.

O colagénio é o principal responsável pela firmeza da pele e a sua diminuição é sinónimo de flacidez, menos brilho e maior propensão à formação de rugas e linhas de expressão.

O Microagulhamento pode ser usado para diferentes fins, nomeadamente: redução da gravidade de rugas e linhas de expressão, rejuvenescimento global da pele, redução de poros dilatados, atenuar manchas e cicatrizes (causadas pela acne ou feridas) e melhoria da luminosidade da pele.

A técnica do Microagulhamento consiste na passagem de um dermaroller (cilindro com micro-agulhas)  ou de uma Dermapen® (opção mecanizada) sobre a pele, permitindo a abertura de pequeníssimos canais que vão ajudar à revitalização cutânea.

Tratamento

Protocolo:

Antes do procedimento, é feita a limpeza da pele, segue se depois a aplicação de um creme anestésico para diminuir algum desconforto residual. O tratamento demora entre 20 a 40 minutos.

Durante e logo após o Microagulhamento (na mesma sessão) aplicam-se cosméticos específicos dependendo do objetivo do tratamento. Desta forma, o produto também tem uma absorção muito mais rápida. Na maioria dos tratamentos aplico produtos com ácido hialurónico, vitamina C ou ainda, um dos meus prefidos, plasma rico plaquetas.

Cuidados:

Logo após o Microagulhamento não se deve lavar a pele pois os cosméticos aplicados devem permanecer por algumas horas. No fim do procedimento é normal a pele ficar avermelhada e mais sensível, sintomas esses que diminuem logo no próprio dia mas que podem persisitir até 24 horas. Por este motivo, e para evitar a aplicação de maquilhagem no próprio dia, recomendo marcar este tipo de tratamento para datas sem compromissos sociais importantes.

Como funciona:

O princípio do Microagulhamento consiste na utilização de micro agulhas que vão penetrar numa região específica da pele, causando micro traumas controlados (micro-canais). A pele responde entrando em “estado de reparação” estimulando se assim a produção natural de colagénio, elastina e ácido hialurónico.

Dependendo do objetivo e da espessura da pele, as agulhas podem penetrar em diferentes níveis de profundidade.

Resultados:

Os efeitos do Microagulhamento são visíveis logo nos dias seguintes ao procedimento, ficando mais evidentes após algumas sessões (3 a 6 sessões, com espaçamentos que variam de 1 a 6 semanas).

A durabilidade do resultado obtido vai depender muito do estilo de vida do paciente, bem como dos cuidados diários realizados para manter uma pele saudável.

Até breve!

Partilhar