Invisalign, ortodontia invisível

A Invisalign é a marca pioneira da ortodontia “invisível”.

A ortodontia “invisível” é realizada como uma alternativa aos aparelhos ortodônticos convencionais, que incluem arcos e brackets. Para alinhar os dentes usamos alinhadores transparentes.

A ortodontia com alinhadores tem cada vez mais procura e existem várias marcas no mercado.

Na minha clínica, depois de um longo período de pesquisa e de estudo, escolhemos usar a tecnologia Invisalign. Não desprezando os avanços que outras marcas também têm apresentado, considero que o sistema Invisalign tem a tecnologia mais avançada.

É com muita satisfação que podemos dizer que somos oficialmente “Invisalign Providers”.

Mas, o que é concretamente o Invisalign?

Contrariamente aos aparelhos metálicos fixos, o Invisalign utiliza alinhadores invisíveis que movimentam gradualmente os dentes. É composto por um material transparente, fabricado com um termoplástico patenteado designado por “smarttrack”,

Posso retirar os alinhadores para as refeições?

Sim. Pode retirar facilmente os alinhadores para as refeições e cuidar da sua higiene oral. No entanto, e para o sucesso do tratamento, deve usar os alinhadores 22 horas por dia.

Como ficará o meu sorriso após o tratamento?

O tratamento é simulado por um plano digital único, que vai delinear os movimentos exatos dos seus dentes para promover o alinhamento dentário. Os alinhadores são feitos à medida de cada paciente, exercendo, assim, a força necessária, no local e momentos adequados.

É doloroso?

Qualquer tratamento ortodôntico causa algum tipo de desconforto porque afinal estamos a movimentar dentinhos. A boa notícia é que este sistema é muito menos doloroso ou desconfortável, comparativamente aos sistemas tradicionais.

Alguns pacientes mencionam um desconforto inicial temporário – uma leve “pressão” – o que é absolutamente normal.

A higiene dos alinhadores é complicada?

Relativamente à limpeza dos alinhadores, trata-se de um processo muito simples: escovar e passar por água morna, utilizando sempre os cristais de limpeza próprios ou as pastilhas de limpeza especiais. Regra de ouro: para manter uma boa higiene oral e evitar que os alinhadores fiquem manchados devido a restos de alimentos “corantes” – beterraba, molhos, mirtilos, etc. – deve de lavar os dentes após todas as refeições, antes de voltar a colocar os alinhadores.

Que casos trata e a quem se destina?

O Invisalign é eficaz tanto no tratamento de casos de ortodontia mais simples (por exemplo, alinhamento), como em casos mais complexos, nomeadamente: dentes apinhados, mordida cruzada, sobremordida, dentes muito espaçados, prognatismo, mordida aberta, entre outros.

Como sempre, cada caso é um caso e apenas o seu médico dentista poderá fazer uma correta avaliação e decidir qual o método mais indicado para a sua condição.

Este tratamento é uma excelente opção para pessoas de qualquer idade.

Principais vantagens:

– Esteticamente são praticamente imperceptíveis.

– Maior comodidade na hora das refeições e restrições alimentares

– Conforto. O material utilizado é também mais confortável, pois é fabricado à medida exata dos seus dentes.

– Menos efeitos secundários no que respeita a cáries, mau hálito, gengivites e até as aftas tão comuns aos sistemas metálicos. O fato de ter bordos cortantes como os metálicos e não ser fixo, permite minimizar a acumulação de resíduos alimentares, diminuindo assim o risco destas complicações.

– Menor tempo de tratamento e menor número de consultas a intervalos de tempo mais longos.

Em alguns casos de tratamento de natureza mais estética, é possível atingir a conclusão do tratamento em seis meses.

O sorriso de cada pessoa é único. Naturalmente, a nossa saúde oral é o mais importante em toda a equação, mas ter dentes bonitos e alinhados é igualmente relevante e contribui para o nosso bem-estar e auto-estima!

Até breve!

Partilhar