Dicas de higiene oral para quem usa aparelho ortodôntico

No âmbito da Medicina Dentária, a Ortodontia é a especialidade que se foca na correção da posição dos dentes e das desarmonias dento faciais.

Os desequilíbrios na posição dentária, maxilares e face, causam problemas estéticos, mas também funcionais com consequências que atingem estruturas intra e extra orais, desde o periodonto até à disfunção da articulação temporomandibular, dores de cabeça, de ombros e de pescoço.

Os tratamentos ortodônticos com aparelhos dentários fixos gozam hoje de imensa popularidade. Durante este tipo de tratamento a higiene oral pode tornar-se um pouco mais desafiante.

Por isso, ficam aqui algumas dicas para a motivação dos cuidados de higiene a cumprir durante este tipo de tratamento.

Dicas de higiene oral para quem usa aparelhos

– Seja adepto da alimentação “amiga” do aparelho, ou seja, privilegie alimentos com menos açúcar e evite ao máximo alimentos “adesivos” (bolachas, pipocas, chocolates, gomas, caramelos e outros doces mastigáveis) ou alimentos muito duros que podem interferir com os aparelhos (partir arames ou até mesmo deslocar bráquetes).

– Use pasta dos dentes com flúor em níveis adequados para prevenção de cárie (veja artigo neste blog sobe flúor em pastas dentífricas). A escova deve ter cerdas suaves e a escovagem deve ser cuidadosa e com tempo suficiente (mínimo dois minutos).

– O escovilhão deve tornar-se o seu melhor amigo logo após a escova de dentes. É ideal para higienizar os espaços que ficam entre os dentes, arames e bráquetes, que são tão propícios à retenção alimentar.

– Para higienizar o espaço entre as superfícies dos dentes adjacentes (espaço interproximal), dispõe de duas excelentes opções: o passa fio dentário e o irrigador.

– Faça bochechos. Nesta fase os colutórios com flúor serão muito benéficos na prevenção de cáries e manchas brancas causadas pela desmineralização do esmalte.

– Saia sempre de casa com um kit básico de higiene oral, para se socorrer em qualquer altura e em qualquer lugar! Prefira bolas com fecho e laváveis. Pode encontrar este tipo de artigos nas secções de acessórios de viagem e lojas de malas. É tudo uma questão de hábito e disciplina. Garanto-vos – por experiência própria – que é possível lavar os dentes em todo o lado, até mesmo no aeroporto, e isto sem nunca tocar na torneira de água com as mãos 😉

Uma última recomendação: depois do uso do aparelho fixo é necessário usar uma contenção, frequentemente do tipo removível, para evitar a recidiva dentária para um má oclusão. Numa primeira fase, esta contenção é usada 24h e numa fase posterior apenas à noite. É absolutamente recomendável que higienize rigorosamente a sua contenção. Um truque para uma desinfecção eficaz é a utilização de pastilhas efervescentes. Sim, as mesmas que se usam para as próteses dentárias!!

Espero que a partilha destas orientações vos sejam úteis para uma boa rotina de higiene oral durante o tratamento ortodôntico.

Até breve!


Partilhar