Preenchimento Facial: cuidados no pós-tratamento

O seu ritual de cuidados pós tratamento é uma parte fundamental para o sucesso do preenchimento facial com ácido hialurónico, bem como para uma recuperação optimizada. Embora cada injector personalize as recomendações de acordo com as suas preferências, o tipo de preenchedor e até a área da face que foi tratada, a maioria dos cuidados pós tratamento são universalmente aceites. Fica aqui uma listinha de recomendações pós tratamento, com as quais talvez se queira familiarizar se estiver a planear realizar um preenchimento com ácido hialurónico.

  • Evite o exercício físico durante as primeiras 48h, bem como as tarefas domésticas ou profissionais mais “pesadas”.
  • Evite temperaturas extremas durante 48 horas após o tratamento. A permanência em ambientes como banhos turcos e saunas deve ser adiada.
  • A aplicação de gelo (nunca de forma directa sobre a pele) por intervalos de tempo curtos pode auxiliar no controlo da inflamação durante as primeiras 24 horas.
  • Mantenha a área tratada limpa. Não aplique cosméticos nem maquilhagem durante pelo menos 6 horas, idealmente 24h, após o procedimento. Recorde-se que o tratamento, pela utilização de agulha ou canula causou pequenas lesões na sua pele e não queremos que estas lesões se contaminem com microorganismos que possam causar infecção. Pela mesma lógica deve evitar tocar com as mãos e encostar o telemóvel na face, nas horas que seguem o procedimento.
  • Tente dormir em decúbito dorsal (barriga para cima) e com a cabeça elevada, pelo menos na primeira noite após o procedimento. Desta forma minimiza o edema (inchaço) e não estará a exercer pressão sob as regiões da face onde o preenchimento foi colocado.
  • Hidrate-se. Beber água em quantidade suficiente é fundamental para que o seu corpo execute as suas funções de auto reparação. Lembre-se também que o ácido hialurónico atrai água e só poderá funcionar em pleno se nos tecidos houver uma disponibilidade de água adequada.
  • Evite alimentos com excesso de sal. O sal irá agravar o edema.
  • Se é fumador podem surgir algumas questões pertinentes. Embora o tabagismo não deva interferir com o resultado final do seu tratamento, pode atrasar a sua recuperação. Recorde-se que para além do impacto negativo sobre a saúde geral, o tabagismo interfere com processos fisiológicos como a vascularização dos tecidos atrasando assim a cicatrização.
  • Evite álcool nas primeiras 24h. O álcool pode causar inflamação, aumentar a probabilidade de hematomas, equimoses (nódoas negras) e piorar o edema.
  • Durante pelo menos 2 semanas após o procedimento deve evitar tratamentos faciais que incluam massagem, limpezas de pele ou tratamento com aparatologia tipo radiofrequência.
  • Para o tratamento local das zonas tratadas pode aplicar cremes tópicos contendo ingredientes como a Arnica. Se simpatiza com o conceito da medicação homeopática pode também discutir com o seu profissional de saúde, a inclusão destes medicamentos na sua rotina de cuidados pós tratamento.
  • A ingestão de alguns alimentos pode ser benéfica ou prejudicial no seu caminho de recuperação pós tratamento. Por exemplo, deve evitar ingerir alimentos muito quentes logo após um preenchimento labial. Por outro lado, a inclusão de alimentos com propriedades anti inflamatórias como o ananás, beneficia uma recuperação mais rápida.
  • Alguns medicamentos como a aspirina e suplementos alimentares, como os que contêm Ginkgo Biloba, aumentam o risco para a ocorrência de hematomas e nódoas negras pela sua interferência na coagulação. Caso não tenha indicação médica para a toma destes princípios activos deve evitá-los, desde alguns dias antes até pelo menos 2 dias após o procedimento. Em todo o caso deve sempre discutir estes cuidados com o seu injector.

Durante a recuperação pós preenchimento facial pode perceber efeitos secundários normais como edema, equimose e até dorido. Todos estes efeitos secundários são normais, desde que não se apresentem excessivamente exuberantes e tenham uma evolução favorável. Se perceber que em alguma circunstância eles se agravam ou sentir algum efeito secundário não habitual deve entrar de imediato em contacto com o seu profissional de saúde.

Neste artigo exploramos algumas recomendações consensuais de cuidados pós tratamento mas deve sempre seguir as orientações do seu injector.

Até breve!

Partilhar