Lábios bonitos e saudáveis: 5 dicas

Ter lábios bonitos e saudáveis. Cuidar dos nossos lábios é tão essencial como cuidar da nossa pele do rosto, não fossem os lábios um foco central da beleza e da comunicação.

Além disso, também é importante relembrar que, como toda a face, os lábios também envelhecem. Provavelmente, são a estrutura facial mais suscetível às causas do envelhecimento.

Mas, com alguns cuidados básicos diários é relativamente fácil ter uns lábios bonitos, hidratados e saudáveis que fazem toda a diferença na altura de colocar aquele batom que tanto adora, mas não se tem atrevido a usar.

Em casa

Hidratação adequada. Invista numa boa hidratação e não me refiro ao preço. Dê preferência a produtos hidratantes e regeneradores. Alguns dos ingredientes estrela para o cuidado dos lábios incluem a vitamina E, pantenol, manteiga de karité, manteiga de amendoim, entre outros.

Inegavelmente, durante o dia os cuidados em forma de stick são extremamente práticos e mais higiénicos.

Por outro lado, à noite aconselho a aplicação de um bálsamo rico com ingredientes regeneradores, como mel e ceramidas. Pela sua formulação este produto não é muito prático para usar durante o dia, mas é ideal para antes do seu “sono de beleza”.

Proteção solar labial. Deve ser usada durante todo o ano. E, muito particularmente, durante a prática de desporto ao ar livre e em ambientes como a praia ou a montanha. Alguns sticks labiais já têm o filtro solar incorporado.

Exfoliação é essencial para remover as células mortas. Pode fazê-la 1 a 2 vezes por semana, de acordo com as suas necessidades. Invista em produtos específicos para esta zona ou utilize um esfoliante facial suave. Deve aplicar sobre os lábio molhados e massajar suavemente.

Tratamentos estéticos no consultório

Os Skinboosters (ácido hialurónico sem volumização) oferecem uma hidratação profunda, atuando do interior para o exterior. O Preenchimento Labial com ácido hialurónico poder ser usado para os mais diversos fins, nomeadamente: aumento de volume, melhoria da definição e até otimização da forma labial. Melhora também a hidratação.

Tratamento médico de pequenas doenças

Não posso deixar de mencionar dois problemas muito frequentes no que diz respeito aos lábios: o herpes e a queilite (ferida no canto da boca).

O herpes é provocado por um vírus e o tratamento existe, incluindo fórmulas tópicas ou toma via oral, para os casos mais severos. Pode pedir aconselhamento ao seu farmacêutico para situações ligeiras e esporádicas. Contudo, casos mais severos ou recorrentes devem ser avaliados pelo seu Médico Dentista.

A queilite pode ser causada por vários fatores: infeção fúngica, algumas deficiências vitamínicas, desidratação e até mesmo a perda do volume labial e alterações dentárias que comprometam o selamento labial. Assim, quem sofre com episódios recorrentes de queilite deve fazer uma consulta com o seu Médico Dentista. Depois de diagnosticada a causa, pode realizar um tratamento direcionado. O tratamento dos sintomas passa pela aplicação de fórmulas cicatrizantes e secantes, como pomadas contendo óxido de zinco.

Hábitos a evitar

Evite o hábito de morder ou humedecer os lábios.

Não durma com os lábios maquilhados.

Não fume. O tabagismo causa o envelhecimento prematuro dos lábios, bem como aumento do risco de cancro do lábio.

Maquilhagem

Primeiramente, antes da maquilhagem, os lábios devem estar hidratados e sem descamação aparente.

Utilize cosméticos de maquilhagem com uma formulação que respeite o seu lábio. Por exemplo, para lábios tendencialmente secos, usar fórmulas mate pode ser arriscado.

Idealmente, antes do batom ou gloss, deverá aplicar um lápis no contorno e vermelhidão do lábio. Desta forma, a maquilhagem vai ficar com um acabamento mais bonito e vai durar mais tempo.

Escolha marcas de maquilhagem que lhe transmitam confiança. Recorde-se que o tempo de contacto com a maquilhagem é prolongado. Os lábios são muito finos e com uma elevada capacidade para a absorção de ingredientes cosméticos.

Se vai utilizar máscara prefira formulações com baixa transferência e maior poder de fixação. Usualmente, as fórmulas gloss ou batons muito nutritivos transferem mais.

Espero que estas dicas sejam úteis para manter os seus lábios bonitos e saudáveis. Para mais informações podem contactar-me através da clínica ou mensagem via instagram ou email!

Até breve!

Partilhar