Fios Tensores da face: tudo aquilo que precisa de saber!

Os Fios Tensores da face são vistos como um tratamento anti-idade revolucionário, pois são usados numa filosofia de tratamento “lifting facial não cirúrgico”.

Os Fios Tensores são usados para lifting facial não cirúrgico que redefine o rosto, reduzindo as rugas e reposicionando tecidos em ptose (queda). São, sem dúvida, um dos maiores aliados no combate à Lei da Gravidade!

Como sabem, como o passar dos anos todos os tecidos da nossa pele vão perdendo elasticidade e volume e “caem”, formando os muito pouco simpáticos sulcos, rugas, pregas e bolsas. Estas alterações, visíveis em homens e mulheres a partir, sensivelmente, dos 35/40 anos de idade, podem causar algum desconforto estético. O procedimento com Fios Tensores reposiciona estas estruturas, melhorando significativamente a estética facial. O efeito é imediato mas que tende a melhorar com o tempo, pois os fios são reabsorvidos pelo organismo dando origem a novos e benéficos vetores de colagénio.

Como atuam os Fios Tensores?

Na minha prática clínica uso essencialmente dois tipos de fios: de PDO unidirecionais e de PLA bidirecionais da marca Silhouette Soft®, uma das marcas atualmente mais prestigiadas no mercado.

Os fios PDO (polidioxanona) também podem ser usados para um efeito bio estimuladores de colagénio. Aqui não se procura tanto o efeito lifting, mas a indução de produção de colagénio. Este fio ao ser inserido na derme mais profunda vai estimular as células dérmicas a produzir novos elementos estruturais, provocando um rejuvenescimento e suporte cutâneo progressivos.

Os fios PLA (ácido poliláctico) com cones estão essencialmente indicados para o lifting facial, por apresentar resultados mais significativos.

Em suma, pode-se afirmar que os fios Silhouette Soft® representam um único tratamento, com dois resultados: um efeito imediato de sustentação dos tecidos faciais e um efeito regenerativo para resultados progressivos e naturais. Ao longo do tempo Silhouette Soft® estimula a regeneração do colagénio perdido. O resultado, duradouro, é um rosto matizado, macio e natural.

O tratamento do terço médio e inferior da face, maçãs dos rosto e contorno mandibular com fios Silhouette Soft® apresentam resultados particularmente entusiasmantes. A colocação é executada com recurso a anestesia e demora cerca de 30 minutos, sendo praticamente indolor.

Uma das dúvidas colocada por algumas das minhas pacientes é: os Fios Tensores são visíveis a olho nu? A resposta é: não!

Todo os Fios Tensores são imperceptíveis, quer ao toque, quer ao olhar, e, para cada marca, existem as mais diversas referências, cada uma com características distintas (comprimento, espessura, capacidade tensora, etc.). Esta variedade permite o alcance do resultado ideal nas diferentes situações clínicas. A quantidade de fio usada em cada intervenção também varia de caso para caso.

No entanto, para alguns tipos de protocolo de colocação de fios pode haver um tempo de recuperação que, durante um período transitório, a face apresenta algumas irregularidades discretas. Esta informação é sempre esclarecida durante a consulta de avaliação prévia.

Resultados

Os resultados dos Fios Tensores são rápidos e visíveis logo após o procedimento, mas o resultado máximo é alcançado posteriormente, entre 15 a 30 dias.

Os pacientes candidatos ideais aos melhores resultados para este tratamento apresentam flacidez leve a moderada. Pacientes com flacidez severa ou que procuram resultados mais dramáticos vão obter melhores resultados com um procedimento cirúrgico.

Recuperação

O pós-procedimento dos Fios Tensores é muito leve e, regra geral, o paciente pode retomar a sua rotina logo de seguida. Alguns cuidados estarão, no entanto, indicados e são sempre personalizados dependendo da área tratada e do tipo de fio aplicado.

Frequentemente está recomendado que, por um período não inferior a 48 horas, haja cuidados para evitar a exposição solar e atividade física. Procedimentos como tratamentos estéticos da face também devem ser evitados durante, pelo menos, uma semana.

Os fios tensores vêm assim completar o nosso arsenal de recursos no combate ao envelhecimento da face. É um procedimento complementar a outros e que é particularmente vantajoso quando procuramos um “efeito lifting” sem volumização facial excessiva.

E vocês, o que acham deste procedimento efeito lifting não cirúrgico? Deixem as vossas opiniões nos comentários e se tiverem dúvidas não hesitem em as colocar.

Até breve!

Partilhar