Em tempos de COVID, 10 hábitos que devem fazer parte da sua rotina de beleza

O COVID19 veio cancelar muitas coisas que tomávamos por garantidas. No que respeita ao cuidados com a nossa imagem, falo da limpeza de pele com a esteticista, da massagem no SPA e até daquela consulta para tratamento com Botox, para exterminar as ruguinhas!

Para algumas pessoas pode parecer uma futilidade falar destes assuntos em tempos de pandemia. Mas, não vejo que as nossas preocupações, o trabalho e até o voluntariado devam obrigar ao cancelamento da nossa autoestima e cuidados pessoais.

Pelo contrário, acredito que seja precisamente neste tempo em que estamos mais frágeis, e em que alguns de nós até têm o privilégio de poder ficar em casa, que devemos aproveitar também para cuidar de nós. Tentemos criar boas rotinas que possam continuar a fazer parte do nosso dia a dia quando sairmos desta crise!

Cada vez que olhamos ao espelho observamos a nossa imagem.

Para o ser humano a atração pelo belo é inata. Se não gostarmos de nós, como poderemos estar equilibrados para estarmos verdadeiramente saudáveis?

Um dos perigos desta reclusão forçada é que a quebra de rotinas e a diminuição dos nossos contactos sociais possa convidar ao descuido. Cabe-nos elevar os níveis de motivação para optimizar os cuidados para connosco e com a nossa imagem.

1. Hidratar as mãos

As lavagens frequentes e a aplicação de produtos à base de álcool deixam a pele desidratada. Repita a aplicação de creme nas mãos várias vezes ao dia.

Um gesto que recomendo muito: tenha sempre um creme regenerador para mãos junto à cama e assim não se esquecer de fazer uma hidratação antes de deitar. Como a noite será um ciclo em que as mãos estarão protegidas, o creme que aplicar antes de deitar terá uma ação potenciada.

2. Aplique maquilhagem diariamente

Pode aproveitar para explorar aquela maquilhagem mais ousada que nunca tem tempo para fazer ou aplicar uma maquilhagem mais natural para aquele efeito “aspeto saudável”.

A minha experiência pessoal é que este gesto diminui a quantidade de vezes que tocamos na nossa face. Quem usa make up sabe bem o aborrecido que é a transferência da maquilhagem para mãos e objetos 😉

A maquilhagem diária não só a vai deixar mais bem disposta, como provavelmente vai diminuir o número de vezes que tocará no seu rosto!

3. A limpeza da pele é fundamental

Se a limpeza diária já era uma gesto fundamental em qualquer rotina, agora tornar-se-à indispensável sempre que regressar a casa após uma saída ao exterior.

4. Tempo para mimar a pele com exfoliante e máscaras

O ritual da esfoliação seguida de máscara de tratamento revitaliza, embeleza e combate o envelhecimento.

Geralmente recomendo realizar 2 vezes por semana.

5. O seu tratamento de pele deve incluir pelo menos

Dia: Antoxidantes + hidratação + SFP

Noite: cuidados específicos de tratamento e/ou anti idade

6. Tratar do cabelo é fundamental

Desde os tratamentos tópicos com óleos, séruns ou máscaras, passando pelos tratamentos mais profundos como ampolas e loções, dependendo naturalmente das suas necessidades específicas, tais como antiqueda ou revitalizantes.

7. O corpo não deve ficar esquecido

Se está em casa, este é o tempo para fazer alquele tratamento que exige a disponibilidade e a disciplina que faltavam nos dias de maior azáfama.

Embora ainda não estejamos já a planear a próxima ida à praia, temos agora o tempo necessário para cuidar dele muito além da hidratação diária.

Por exemplo, as rotinas para combater a celulite exigem disciplina, e se esta for uma das suas preocupações pode fazer uma massagem diária com ingredientes ativos.

8. Se sofre com problemas específicos cutâneos não deixe de cumprir o seu ritual

Se é uma das pessoas que não precisa de ir trabalhar ou está em teletrabalho, pode aproveitar este período de maior recolhimento para fazer alguns tratamentos mais delicados como os peelings que têm associado um período de recuperação. Mas muita atenção: não use peelings profissionais em casa! Existe uma variedade de cosméticos para uso domiciliário mais controlados. De preferência deve usar um produto recomendado por um profissional como o farmacêutico, a esteticista ou o médico.

9. Lave regularmente os seus acessórios de beleza, como esponjas e pincéis, e não os partilhe com mais ninguém

10. A maquilhagem não deve sair de casa

Se é como eu que tem sempre um kit básico na bolsa com fond de teint, creme, batons e outros, este é o momento para deixar este acessório em casa.

No máximo, leve apenas um produto (um gloss ou um batom) que seja fácil de higienizar ao regressar a casa. Este produto não deve depois ser misturado com os do toucador.

Numa altura tão “pesada” e intensa, espero que este artigo “mais leve” vos motive a sentirem-se cada vez mais belas e belos.

Até breve!

Partilhar