Skip to main content

E se eu lhe disser que pode realizar um dos cuidados de beleza mais eficazes enquanto dorme? Vou contar-lhe um segredo: os fenómenos que ocorrem na nossa pele durante a noite são um milagre da natureza, que influem diretamente na atratividade, aparência e velocidade de envelhecimento da pele.

A nossa fisiologia está regulada em ciclos que se repetem a cada 24 horas. Este processo é designado por ritmo circadiano. O corpo humano, bem como o de todos os mamíferos, é dirigido por relógios biológicos internos capazes de detetar a passagem do tempo, que autorregulam diversas funções de acordo com os horários. Estes relógios são fundamentais para a sobrevivência das espécies, permitindo otimizar a gestão de energia e o esforço, alternando períodos de atividade e descanso, de stress e de calma.

A cronobiologia, que é a ciência que estuda estes fenómenos dos ritmos biológicos, tem ganho cada vez mais importância na compreensão do envelhecimento e de várias doenças, embora o termo “ciclo circadiano” tenha sido cunhado em 1958, por Franz Halberg.

A pele, tal como todos os órgãos é também regulada por estes relógios!

Sabemos que a privação de sono, em qualidade e quantidade, afeta as várias dimensões da saúde. O foco deste artigo está na pele e, neste contexto, a ciência já validou que as pessoas que não dormem adequadamente têm um aspeto mais cansado e menos atraente. Problemas de sono de forma continuada contribuem para a perda da qualidade da pele, através do seu envelhecimento precoce, desidratação, flacidez, entre outros.

Vamos analisar?

Quer saber mais sobre os maravilhosos fenómenos que ocorrem na nossa pele enquanto dormimos?

O ciclo do sono noturno é responsável pela ocorrência de alguns dos processos mais importantes na reparação da pele.

O início do ciclo da noite

A primeira etapa deste processo ocorre ao nível da retina dos nossos olhos que, ao receber a informação do aumento e redução da luminosidade ao longo das 24 horas, participa na regulação do ritmo circadiano da pele. Com a chegada da noite e a redução da luminosidade, a secreção da hormona melatonina aumenta e depois volta a reduzir, drasticamente, com a chegada da luz do novo dia. Este relógio biológico, ao nível da pele, vai condicionar os horários e flutuações periódicas da hidratação e perda transepidérmica de água, temperatura, pH, taxas de renovação solar, vasodilatação dos vasos sanguíneos, produção de sebo e reparação celular.

Estes aspetos não são apenas importantes na beleza e envelhecimento da pele, mas também na evolução de doenças cutâneas como, a atopia ou a rosácea.

Também a forma como organizamos a nossa rotina cosmética deve ter em consideração o ritmo da pele, para otimizar a sua eficácia.

Renovação celular

A pele está em constante renovação. As células que constituem a epiderme (a camada mais externa da pele) têm uma taxa de renovação até 30 vezes mais rápida durante a noite, do que ao meio dia.

Reparação celular e do DNA

A reparação e proliferação celular e a reparação do DNA estão aumentadas durante o ciclo do sono. Assim, a reposta da pele às agressões diárias, como as causadas pela poluição e pelo sol, vai estar dependente de uma boa reparação noturna. Também a resposta imediata ao ambiente, como o eritema solar (queimadura), e a inflamação em certas doenças, como nas atopias, vai estar relacionada com a qualidade do sono.

Hidratação e perda transepidérmica de água

Durante a noite a pele está mais propensa à desidratação, verificando-se um aumento dos níveis de perda transepidérmica de água. Este aspeto vem realçar a importância dos ajustes de skincare para a noite. E, no que respeita a certas doenças da pele, faz parte dos motivos que conduzem ao aumento do prurido à noite, para quem sofre com dermatite atópica.

Permeabilidade

Durante a noite a pele está mais permeável, inclusive a determinados medicamentos. Este aspeto pode ser aproveitado para maximizar, não só o skincare, mas também a eficácia da aplicação de determinados medicamentos de ação tópica para o período da noite.

Produção de sebo

Durante a noite a produção de sebo pela pele está diminuída.

Vasodilatação e temperatura

Durante a noite, ao nível da pele, observa-se a dilatação dos vasos sanguíneos. E, embora a temperatura corporal baixe durante o sono, a temperatura da pele tende a aumentar, em parte devido a esta vasodilatação que permite ao corpo regular a sua temperatura, libertando calor.

Resposta ao stress e à inflamação

O sono afeta a nossa capacidade de reagir à doença, agressões e stress. A capacidade de cicatrização em reposta a lesões e a capacidade de reagir ao stress oxidativo estão diminuídas em pessoas com menor qualidade do sono, como por exemplo em trabalhadores por turnos e pessoas menos jovens.

Envelhecimento

Neste momento da leitura deste artigo já compreendeu que uma má qualidade do sono contribui ativamente para um envelhecimento mais rápido da pele!

Simultaneamente, o envelhecimento também concorre para um funcionamento menos eficaz dos relógios biológicos que regulam a cronobiologia da nossa pele. Como os relógios começam a ser menos eficientes na regulação dos períodos de sono e de despertar, o funcionamento da pele é também progressivamente comprometido.

Quer saber como otimizar a sua rotina para tirar o máximo de partido do seu sono de beleza?

Ao compreendermos estes ritmos biológicos da pele, podemos ajustar as nossas rotinas para tirar o máximo de partido de uma boa noite sono, para otimizar a saúde e beleza da nossa pele. Assim, e para um verdadeiro sono de beleza:

– Primeiro, embora pareça evidente, não se esqueça de acomodar os seus horários para dormir o tempo suficiente. O número de horas ideal pode variar entre indivíduos. Mas, se está a dormir menos de 7 a 8 horas, provavelmente está em privação de sono.

–  O nosso corpo aumenta a produção de melatonina com o escurecer. Durma numa divisão escura e com bom isolamento contra a luz. Relembro que televisões no quarto e a exposição a dispositivos eletrónicos antes de dormir, não contribuem para a boa qualidade do sono. A luminosidade favorece a redução da produção de melatonina, interferindo com o sono. Se precisar de bloquear a luz, como em quartos de hotéis ou nos aviões, use uma máscara para cobrir os olhos.

– As fronhas para almofadas em seda são mais delicadas para a pele do que as de algodão. Em todo o caso, escolha tecidos mais suaves, especialmente se dorme de lado ou de barriga para baixo. Os tecidos mais ásperos irritam a pele sensível e contribuem para a formação das rugas do sono.

Troque regularmente as fronhas da sua almofada. Pense no número de horas que a sua pele está em contacto com estes tecidos, que, diariamente, vão acumulando suor, saliva, sebo, resíduos de maquilhagem e microrganismos. A troca regular destes tecidos vai proteger a sua pele!

– A limpeza da pele à noite deve ser mais cuidada, especialmente a pensar no uso de protetor solar e maquilhagem. Estes produtos foram desenvolvidos para uma fixação prolongada e lavar apenas com água não será o suficiente. Pense em fazer dupla limpeza, usando numa primeira etapa um óleo de limpeza ou uma água micelar, removendo depois com gel ou espuma, emulsionando com água.

– Use um hidratante apropriado. Usualmente, as fórmulas pensadas para períodos noturnos são mais ricas, para reduzir a perda transepidérmica de água, que está aumentada durante o período da noite. A utilização de máscaras overnight pode ser interessante para compensar este processo.

– A utilização de ingredientes ativos reparadores e renovadores é particularmente benéfica na rotina cosmética da noite. Alguns exemplos: os retinóides são mais eficientes durante a noite, as ceramidas auxiliam na reparação da barreira epidérmica, os alfa-hidroxiácidos potenciam a renovação e penetração de outros ingredientes e os péptidos podem estimular a reparação das fibras de colagénio.

– Por fim, a pele das mãos e dos pés também merece cuidado. Durante este período, as mãos e os pés estão protegidos contra as agressões diárias. Aproveite este ciclo para aplicar cosméticos hidratantes e reparadores antes de se deitar.

A noite e o dia exigem da nossa pele ações diferentes. Se por um lado durante o dia as palavras de ordem são Proteção e Hidratação, por outro lado, durante a noite, o foco deve estar na Regeneração.

Bons sonhos!

Dr.ª Sónia Esteves

Marcações

Dr.ª Sónia Esteves

Pretende marcar consulta com a Dr.ª Sónia Esteves?

    This will close in 0 seconds

    Pin It on Pinterest

    Partilhar