Skip to main content

A expressão Ozempic Face tem ganhado popularidade, especialmente entre os profissionais de saúde e no olhar crítico do público sobre a aparência de diversas celebridades.

O termo é usado para descrever rostos que exibem sinais de envelhecimento precoce como consequência de uma perda de peso rápida e significativa. Mas, afinal, o que está por trás desse fenómeno?

O que é o Ozempic?

Ozempic é um medicamento cujo princípio ativo é o semaglutido. Originalmente desenvolvido para auxiliar no controlo glicémico de pacientes com diabetes tipo 2, este fármaco tem sido amplamente utilizado fora da sua indicação principal, a perda de peso, especialmente entre figuras públicas.

O semaglutido pertence ao grupo dos agonistas do receptor GLP-1 (peptídeos semelhantes ao glucagon), que estimulam a secreção de insulina, reduzem a secreção de glucagon e promovem saciedade, ao retardar o esvaziamento do estômago. Esta combinação resulta numa redução significativa do apetite e, consequentemente, na perda de peso.

Importante saber que, embora a designação Ozempic tenha ganhado popularidade, o grupo de medicamentos do qual faz parte tem crescido e evoluído, incluindo novas moléculas de novas gerações e com indicação na perda de peso. A palavra Ozempic está para estes medicamentos, como o Botox está para a toxina botulínica. Atualmente, incluímos na designação Ozempic Face transformações da face que resultaram da toma de outros medicamentos desta categoria.

O que é Ozempic Face?

O termo Ozempic Face é usado para descrever as alterações faciais observadas em pessoas que emagrecem rapidamente com o uso deste medicamento.

Com a crescente popularidade do semaglutido, muitas celebridades têm apresentado transformações drásticas, num curto período de tempo

No entanto, a perda de peso não afeta apenas o corpo: a face também sofre com a redução do volume de gordura, podendo resultar numa aparência envelhecida e cansada

A gordura facial é essencial para um aspeto jovial e harmonioso. Pense na face de um bebé: arredondada e volumosa devido à presença de compartimentos generosos de gordura. Com o passar do tempo, ocorre uma perda natural desse volume, resultando numa feição mais angulosa. Quando o emagrecimento é rápido, essa perda acontece de forma abrupta e desigual, acentuando os sinais de envelhecimento.

Principais alterações da Ozempic Face

Algumas regiões da face são particularmente sensíveis à redução do peso corporal. Geralmente, observa-se perda de volume na região malar (bochechas) e das têmporas. A perda de gordura em zonas delicadas, como a periocular, resulta na maior visibilidade do rebordo ósseo, com as órbitas parecendo maiores e mais evidentes. Com a esqueletização da região periorbitária os olhos parecem afundados, resultando num aspeto envelhecido, cansado e pouco saudável.

O contorno facial perde definição, alguns sulcos, como o nasolabial e na região de marionetas, tornam-se mais pronunciados.

A pele também parece ser afetada por este tipo de emagrecimento e tende a apresentar-se com flacidez e falta de viço.

A utilização destes medicamentos sem acompanhamento nutricional pode resultar em deficiências alimentares, concorrendo, adicionalmente, para a perda de qualidade da pele, desidratação e até queda do cabelo e enfraquecimento das unhas.

Ozempic Face é diferente das alterações faciais que decorrem de outras formas de emagrecimento rápidas?

Atualmente, a maioria dos especialistas concorda que as alterações faciais associadas ao uso de Ozempic não são exclusivas deste medicamento e podem ocorrer em qualquer processo de perda de peso acelerada, como por exemplo, após cirurgias bariátricas.

Um dos aspetos que diferencia a Ozempic Face do envelhecimento natural, é a velocidade com que ocorre a perda de volume facial. Quando o envelhecimento é natural e progressivo, ocorre uma perda da sustentação facial, não apenas pela perda de gordura facial, mas também pela perda de suporte ósseo e outras transformações estruturais. Em todo o caso, estes fenómenos ocorrem de forma lenta e progressiva e de acordo com a idade biológica e cronológica do indivíduo.

Existe alguma especulação sobre se estes medicamentos podem ter algum mecanismo de ação específico, para além da perda de peso corporal, que concorra para o envelhecimento, nomeadamente, atuando de forma direta sobre a pele e as células de gordura, os adipócitos, causando envelhecimento. Ainda não existe evidência científica suficiente para novas conclusões a este respeito. Mas, este é um dos temas do momento e é possível que com o tempo  surjam novos dados sobre as particularidades da ação deste medicamento sobre face e pele.

Celebridades que aparentam Ozempic Face

Para compreender melhor o fenómeno Ozempic Face vamos observar a transformação de algumas celebridades que publicamente assumiram a utilização destes medicamentos.

Rebel Wilson

“Na verdade, gostei. Acho que para pessoas como eu, esses medicamentos podem ser realmente eficazes, mas, obviamente, neste momento não estou a tomar. Mas, se fosse prescrito por um médico, talvez voltasse a tomá-lo.”

Sharon Osbourne

“Perdi 19 kg e não posso perder mais”, disse Osbourne, de 71 anos, ao Daily Mail no mês passado. “Estou demasiado magra e não consigo ganhar peso. Quero engordar, porque sinto que estou demasiado magra. Não me arrependo (…) Tudo o que tinha a ver com peso para mim era do género “Quero resultados agora”. As injeções que tomei funcionaram, mas parece que agora, simplesmente, não consigo ganhar peso.”

Oprah Winfrey

“Uma das coisas que percebi logo na primeira vez que tomei um GLP-1 foi que, durante todos estes anos, achei que as pessoas magras simplesmente tinham mais força de vontade, comiam melhor, conseguiam manter a dieta por mais tempo, nunca tocavam num pacote de batatas fritas. E quando tomei o GLP-1 pela primeira vez, percebi: “Ah, elas simplesmente nem pensam nisso. Comem apenas quando têm fome e param quando estão satisfeitas.”. O fato de existir uma prescrição médica aprovada para gerir o peso, mantendo-me mais saudável ao longo da minha vida, parece um alívio, uma redenção, um presente – e não algo de que me tenha de esconder ou, mais uma vez, ser ridicularizada”, disse. “Estou completamente farta da vergonha imposta pelos outros e, principalmente, por mim mesma.”

Robin Williams

O cantor falou abertamente sobre a sua medicação. “Estou a tomar Ozempic. Bem, algo parecido com Ozempic”, revelou sobre o medicamento que é usado no tratamento de diversas doenças, mas que tem como ‘efeito secundário’ o emagrecimento. “É como um milagre de Natal”.

Outros exemplos:

Como prevenir e tratar a Ozempic Face?

Se está a considerar o uso do Ozempic ou a passar por um processo de emagrecimento acelerado, existem estratégias para minimizar os impactos na face:

Prevenção

Nesta fase ainda não terá perdido volume facial e deverá investir em cuidados que otimizem a qualidade da pele, principalmente no que respeita à sua elasticidade e firmeza. Tratamentos como bioestimuladores ou aparatologia como a radiofrequência fracionada (Morpheus8) serão ideais.

Tratamento

Se já iniciou tratamento e já começou a sentir algumas alterações na sua face, para além dos tratamentos que melhoram a firmeza da pele, estão ainda indicados os preenchimentos com Ácido Hialurónico ou mesmo com bioestimuladores para repor, estrategicamente, a sustentação e o volume facial. Aqui será importante um plano de tratamento criterioso para um resultado natural e harmonioso. 

Nutrição

Igualmente importante será programar uma alimentação adequada, evitando deficiências nutricionais, e manter uma hidratação adequada. 

Cirurgia Plástica

Não negligenciar que a cirurgia plástica tem um papel importante quando a perda de peso resulta num significativo excesso de pele.

Convém lembrar que, mesmo que o paciente recupere peso após interromper o uso do medicamento, nem sempre o volume facial é inteiramente restaurado, tornando o tratamento um recurso valioso para preservar a harmonia do rosto, na medida em que algumas sequelas desta perda de peso rápida tendem a permanecer de forma definitiva.

Quais os medicamentos que podem causar Ozempic Face?

As marcas que incluem princípios ativos desta família de nedicamentos estão em constante expansão e, por esse motivo, não indicarei aqui todas. Ficam apenas alguns exemplos, recordando que a maioria continua a ter indicação para tratamento de diabetes e redução de risco cardiovascular em pacientes com obesidade: 

  • Wegovy (mesmo princípio ativo do Ozempic)
  • Saxenda
  • Trulicity
  • Victoza

Se tomar Ozempic ou um medicamento que faça parte dos agonistas GLP-1 vou ficar com Ozempic Face?

Nem todas as pessoas que fazem uso do medicamento vão desenvolver estas alterações faciais. No entanto, a perda de gordura facial é uma consequência natural do emagrecimento. O acompanhamento médico é essencial para um processo de perda de peso mais controlado.Os casos extremos que observamos em algumas celebridades resultam de perda de peso provavelmente excessiva.

Alguns esclarecimentos farmacêuticos sobre estes medicamentos:

Estes medicamentos estão sujeitos a receita médica e, como tal, a sua toma deve ser acompanhada por um médico.

A maioria destes medicamentos não tem aprovação para perda de peso, sendo a sua utilização para este fim “off label”.

Estão descritos vários efeitos secundários associados ao tratamento com semigutido e medicamentos desta família, muito além do fenómeno Ozempic Face, a saber: flacidez cutânea corporal, mal-estar gástrico (náuseas, diarreia e vómitos), hipoglicemia, cansaço, entre outros.

A perda de apetite causada por estes medicamentos pode causar problemas de nutrição. Por este motivo, já existem recomendações para otimizar a nutrição dos pacientes. Uma nutrição inadequada pode resultar em efeitos secundários indiretos como a queda de cabelo ou problemas articulares entre outros.

Conclusões finais

Estes medicamentos vieram para ficar! A sua utilização está ainda em franco desenvolvimento e à medida que sabemos mais sobre estes medicamentos, descobrimos que eles atuam não apenas sobre o apetite, mas também sobre a secreção de determinadas hormonas, músculos e cérebro. Com o tempo, provavelmente a sua utilização será mais segura e previsível. 

Embora a toma destes medicamentos desperte controvérsia, as suas vantagens no paciente que lida com obesidade e diabetes têm sido inequívocas! 

Sabemos hoje que perder peso pode estar muito além da mera força de vontade, porque apetite e tipo corporal têm um forte componente genético. 

O propósito deste artigo não é discutir os méritos destes fármacos, mas chamar a atenção sobre o impacto na face e como podemos mitigar os mesmos!

Dr.ª Sónia Esteves

Marcações

Dr.ª Sónia Esteves

Pretende marcar consulta com a Dr.ª Sónia Esteves?

    This will close in 0 seconds

    Pin It on Pinterest

    Partilhar