Vitamina B12, boqueiras e pasta dentífrica: o que têm em comum?

A deficiência em vitamina B12 é uma avitaminose muito comum e com consequências nefastas para a saúde. Existem grupos de risco e, quase todos, devido à redução da absorção da vitamina: os vegetarianos, pacientes submetidos a cirurgia gástrica e diversas doenças gastrointestinais crónicas como, por exemplo, a doença de Chron.

O aporte alimentar de vitamina B12 é quase exclusivamente proveniente de alimentos de origem animal (carne, peixe e produtos lácteos). Assim, os vegans estão especialmente em risco de deficiência de vitamina B12. A vitamina B12 desempenha um papel vital no funcionamento normal do cérebro, coração, sistema nervoso, bem como na formação de glóbulos vermelhos.

Os sintomas relacionados com a deficiência de vitamina B12 são diversos e podem incluir: cansaço, formigueiro, anemia, úlceras e desconforto geral na boca, alteração cognitivas e cardíaca.

Uma via alternativa e eficaz para a absorção de vitamina B12 é a absorção através da mucosa oral: a investigação demonstrou que a pasta dentífrica suplementada em vitaminas B12 permite elevar os níveis desta vitamina.

Ou seja, escovar os dentes com pasta dentífrica suplementada em vitamina B12 permite tratar esta deficiência vitamínica. Este método será particularmente interessante em pacientes com a capacidade de absorção gastrointestinal comprometida.

Se tem diagnóstico ou suspeita de deficiência em vitamina B12 discuta as suas opções com o seu Médico Dentista ou Médico Assistente.

Até breve!

Partilhar