Skip to main content

A forma e o tamanho do nariz têm uma importância fundamental na estética da face. O nariz, estando no centro da face, assume um papel protagonista em todos os ângulos em que observamos um rosto. A forma do nariz tem uma relação direta com a beleza da face e com a comunicação da personalidade.

A rinoplastia cirúrgica é um dos procedimentos estéticos cirúrgicos mais realizados em todo o mundo. A natureza de uma cirurgia comporta riscos e um tempo de recuperação inerentes.

A boa notícia para quem não deseja uma cirurgia, mas pretende otimizar a estética do seu nariz, é que existe um procedimento através do qual é possível alterar o nariz sem recorrer ao bisturi: a rinoplastia não-cirúrgica.

Em que consiste a rinoplastia não-cirúrgica?

A rinoplastia não-cirúrgica é realizada com recurso ao uso de preenchedores. Nas minhas consultas uso exclusivamente ácido hialurónico. Uma das vantagens de usar, especificamente, o ácido hialurónico é que estamos a lidar com uma substância biocompatível, que é reabsorvida pelo nosso organismo e cujo efeito preenchedor pode ser revertido, ou seja, falamos de um procedimento com resultados de longa duração, mas que não é permanente.

Em que situações está indicada?

Este procedimento está indicado apenas para melhorias estéticas do nariz, ou seja, não trata questões funcionais respiratórias. Assim, a rinoplastia não-cirúrgica está indicada para:

  • Deixar o dorso mais reto;
  • Corrigir algumas leves assimetrias e irregularidades do contorno nasal;
  • Levantar a ponta do nariz;
  • Harmonizar a forma do nariz com toda a face.

Os resultados são definitivos?

Os resultados não são definitivos. A duração do resultado deste tratamento com ácido hialurónico vai depender da variabilidade individual de cada pessoa e da qualidade do preenchedor usado. Usualmente, a duração varia entre 12 a 18 meses.

Quais são os riscos deste procedimento?

O tipo de riscos envolvidos na rinoplastia não-cirúrgica com ácido hialurónico é similar a todos os reportados com os restantes preenchimentos faciais com recurso a este material. Incluem efeitos como edema, equimose, inflamação tardia, resultados insatisfatórios, alergias, necrose e cegueira. No entanto, os preenchimentos nesta região da face são considerados de elevado risco vascular, pelo que deve existir uma preocupação acrescida na prevenção de riscos desta natureza, nomeadamente a necrose e cegueira. O meu conselho é que discuta os riscos envolvidos com o seu injetor antes de realizar o procedimento.

E se não gostar do resultado?

Se o preenchedor usado for de ácido hialurónico, o resultado deverá desaparecer progressivamente, na medida em que o preenchedor for reabsorvido. Em alternativa, este processo pode ser acelerado com a infiltração de uma enzima, a hialuronidase.

No entanto, todos estes procedimentos comportam riscos, em particular o preenchimento propriamente dito, pelo que a reversão deste procedimento deverá ser realizada em situação de urgência como no tratamento de uma complicação. Se o resultado estético for insatisfatório também poderá procurar o tratamento com hialuronidade para dissolver o preenchimento realizado, mas lembre-se, o ideal é prevenir e procurar um profissional da sua confiança.

A importância da rinoplastia não-cirúrgica ecoguiada

Os procedimentos que implicam executar preenchimentos na face não estão isentos de riscos. A ecografia facial nas mãos de um profissional treinado para realizar este tipo de exames, agrega segurança aos procedimentos desta natureza.

Na minha consulta de rinoplastia não-cirúrgica utilizo a ecografia para mapeamento das estruturas vasculares sensíveis, prevenindo, assim, a lesão das mesmas durante o preenchimento.

Todas as rinoplastias não-cirúrgicas na minha consulta são realizadas após exame ecográfico detalhado.

Limitações

O preenchimento do nariz funciona sempre por “acréscimo de material”, ou seja, adicionamos produto, neste caso o preenchimento. Assim, narizes considerados muitos grandes terão, genericamente, menos benefício ou até contra-indicação. Em alguns narizes grandes, o seu tamanho poderá ser camuflado com preenchimento, criando-se uma ilusão de menor tamanho. No entanto, a única forma real de reduzir um nariz é através de cirurgia.

As questões funcionais do nariz que afetam a respiração, como por exemplo o desvio do septo, também não são passíveis de correção com preenchimento.

Maiores vantagens deste procedimento

Trata-se um procedimento relativamente rápido. O procedimento propriamente dito demora menos de 30 minutos a realizar. É praticamente indolor. Não tem tempo de recuperação, pelo que pode retomar a sua vida social e profissional de imediato. Os resultados são imediatamente visíveis.

Para quem está insatisfeito com o formato do seu nariz e pretende corrigi-lo esteticamente, mas sem realizar um procedimento cirúrgico, a rinoplastia não-cirúrgica é uma excelente opção. O nariz tem um papel fundamental na harmonia do rosto quando os ângulos e proporções estão em equilíbrio. Se tiver dúvidas sobre este assunto ou desejar agendar consulta pode utilizar os formulários de contacto neste Blog.

Até breve!

Leave a Reply

Sempre consigo!


Subscreva a nossa newsletter

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Pin It on Pinterest

Partilhar