Recentemente a higiene da língua com raspadores tornou-se uma trend das redes sociais. Mas será que este ritual tem benefícios reais para a nossa saúde?
Analisei a evidência disponível e deixo aqui respostas às perguntas mais frequentes.
Como surgiu este hábito?
Em muitas culturas a limpeza da língua faz parte da rotina habitual de higiene oral. Por exemplo, a medicina Ayrvedica, com origem na índia, advoga que a limpeza diária da língua contribui para a desintoxicação do corpo, melhora o sentido do paladar e contribui para um hálito fresco, entre outras vantagens.
O que são raspadores de língua?
São instrumentos rígidos e com um formato adaptado à forma da língua, que servem para remover partículas aderidas na sua superfície. A maioria dos raspadores são fabricados em material plástico ou metálico.
O que causa a língua branca ou saburrosa?
Na boca de todas as pessoas vivem uma série de microorganismos, o chamado microbioma. Quando crescem em demasia, formam uma placa que adere à superfície dos dentes e da língua, formando o biofilme. Quando este biofilme aumenta excessivamente, particularmente em microorganismos potencialmente nocivos, pode causar doenças como cárie, gengivite ou problemas como o mau hálito.
A parte posterior da língua tem uma superfície irregular, coberta com papilas que favorece a acumulação de microrganismos e de pequenas partículas, formando-se um revestimento.
Mas, nem toda a gente tem tendência para língua saburrosa. E a mesma pessoa pode ter períodos com maior ou menor acumulação de matéria branca, seja por motivo de doença ou até por alterações hormonais.
A raspagem da língua apresenta riscos?
Uma raspagem realizada de forma adequada não apresenta riscos. No entanto, se realizada de forma agressiva, pode causar lesão por trauma. Por outro lado, a “língua branca” pode indiciar problemas de saúde que não se resolvem com a raspagem. Neste caso, é importante que consulte o seu Médico Dentista para um diagnóstico diferencial e, assim, excluir problemas, como por exemplo, uma candidíase.
Quais os benefícios?
Segundo a medicina Ayurvedica, este ritual tem um efeito benéfico na desintoxicação do corpo, no controlo da frescura do hálito e até mesmo no favorecimento da capacidade gustativa. Alguns estudos sugerem que pode ajudar a combater o mau hálito. Mas, mais uma vez, é importante lembrar que existem outras causas para o mau hálito, para além do que acontece na língua.
Posso usar a escova de dentes em alternativa?
Comparativamente à escova, o raspador parece ser mais eficiente na remoção dos materiais acumulados na língua, embora alguns estudos não indiquem diferença significativa entre ambos. No entanto, sugiro que invista num raspador lingual, pois a manutenção da limpeza da sua superfície é superior, em comparação com as cerdas da escova.
Como usar corretamente o raspador lingual?
Idealmente deve usar um raspador que pode ser de plástico ou melhor ainda de metal, por motivos higiénicos e ambientais. No final, higienize o raspador e guarde-o em lugar seco para a utilização seguinte.
Temos evidência científica que suporta a recomendação do raspador da língua?
Neste momento não existe evidência científica suficiente que nos permita afirmar que a sua saúde vai melhorar em resultado de uma utilização diária do raspador lingual.
Alguns estudos demonstram que a higiene da língua reduz o mau hálito, quando causado por bactérias acumuladas na sua superfície. Importa aqui recordar que as causas do mau hálito vão muito além da língua e, nesses casos, a raspagem não irá melhorar esta condição.
Em pessoas idosas ou com limitações motoras, este procedimento pode tornar-se particularmente benéfico para a manutenção da saúde e conforto oral.
Também importa mencionar que, em oposição, a ciência não sugere desvantagens para a saúde na realização deste ritual.
Gostaria de saber a minha opinião pessoal e profissional?
Não posso afirmar que a sua saúde oral vai melhorar se fizer a raspagem da língua, embora alguns estudos sejam sugestivos de possíveis benefícios.
Ou seja, estamos longe de poder afirmar, com base em evidência cientifica, que este ritual vai melhorar a sua saúde de forma objetiva e quantificável.
No entanto, o ato de higienizar a língua com um raspador pode ser extremamente gratificante como um momento de auto cuidado. É mais um gesto em que diz ao seu cérebro que está a cuidar de si, iniciando o dia com uma mensagem positiva!
A maior sensação de frescura após a higiene oral é,também, um aspeto muito positivo a considerar.
Assim, entendo que este ritual, com séculos de existência, pode ser uma forma positiva de integrar um conhecimento antigo de uma medicina tradicional com milhares de anos de existência, num dia-a-dia cada vez mais corrido. Acredito também que o nosso corpo gosta que cuidemos dele, que seja lembrado e que nos agradece com saúde.
Até breve!