O que define um sorriso bonito? 6 problemas e 6 respostas

Segundo diversos estudos o sorriso é a primeira coisa em que as pessoas reparam quando conhecem alguém!

O sorriso é o cartão-de-visita que distribuímos pela nossa vida social e profissional. Portanto, é importante que sintamos confiança na hora de distribuir sorrisos.

Os nossos cuidados diários de higiene oral são fundamentais para a saúde da boca. Mas a maioria dos problemas estéticos que nos preocupam têm solução no Médico Dentista.

Fica aqui a listinha dos 6 problemas que mais preocupam os meus pacientes e as 6 soluções mais comuns  😉

1. “Os meus dentes estão escuros”

Dentes mais brancos equivalem a juventude e beleza. O branqueamento dentário clareia os dentes até à sua cor natural. Como? Removendo os pigmentos acumulados ao longo dos anos. A pigmentação surge mais frequentemente pelos alimentos que ingerimos e tabaco, mas também em dentes que foram desvitalizados ou sofreram traumatismo.

George Clooney, um dos sorrisos mais atraentes do cinema ficou ainda mais bonito com os dentes mais brancos.

2. “Não gosto da forma dos meus dentes”

Por vezes a forma dos nossos dentes pode ser melhorada. Muitas pessoas não gostam da forma dos seus dentes. Ou porque são naturalmente pequenos (como no caso de dentes conóides) ou porque ao longo dos anos foram fraturando ou até sofreram desgaste. As restaurações adesivas, coroas ou facetas estão entre as opções de tratamento.

A Miley tinha os incisivos muito pequenos. Com o tratamento ortodôntico e dentisteria estética aumentou e alinhou os dentes. Muito melhor!

3. “Falta me um ou mais dentes”

A perda de dentes é um problema particularmente traumatizante, quer por motivos psicológicos, como estéticos e de saúde. Atualmente, a melhor solução disponível é a substituição dos dentes perdidos por uma coroa suportada por um implante dentário. Esta é a solução mais aproximada de um dente natural, quer do ponto de vista da função, quer da estética.

O actor Ed Helms tem um implante dentário na zona do incisivo lateral. Sabiam que ele pediu ao seu Médico Dentista para remover temporariamente a coroa para as filmagens de “A Ressaca”?

4. “Quando sorrio mostro muita gengiva”

Algumas pessoas expõem demasiada gengiva ao sorrir. Clinicamente, expor mais de 2 a 3 mm de altura de gengiva (entre o bordo superior dos dentes e o início do lábio) ao sorrir, é considerado sorriso gengival, o que resulta inestético. As causas do sorriso gengival são diversas, logo, a forma de o tratar também o são. Ficam aqui as causas/tratamentos mais frequentes:

– Quando há hiperatividade do músculo responsável pelo levantamento do lábio superior, a solução passa por um tratamento com Toxina Botulínica.

– Quando há excesso de gengiva é possível fazer gengivectomia, ou seja remoção de excesso de gengiva. Felizmente, hoje já há procedimentos cirúrgicos que são executados sem dor e sem hemorragia.

– Também o mau posicionamento dentário e/ou maxilar podem estar envolvidos e o tratamento pode passar pela ortodontia.

A atriz Jennifer Garner também corrigiu o sorriso gengival. Resultado: muito melhor 🙂

5. “Tenho dentes tortos” ou “tenho a linha arcada dentária estreita”

O tratamento ortodôntico é cada vez mais frequente em adultos e as opções também. Desde os aparelhos fixos – que já não usam borrachinhas – até aos estéticos com brackets que imitam a cor dos dentes, o tratamento ortodôntico está cada vez mais próximo das necessidades do paciente adulto.

O ator Tom Cruise já fez vários tratamentos dentários. A ortontia foi fundamental!

O ator a usar aparelho ortodôntico fixo.

6. “Tenho espaços entre os dentes”

O nome dado ao espaço livre entre dentes é diastema. E apesar de algumas modelos muito em voga terem a famosa falha entre os dois dentes superiores centrais, na maioria dos casos não gostamos de ver um espaço entre dente. Pior ainda se houver vários espaços ou diastemas! Também aqui a medicina dentária oferece várias soluções, desde as restaurações até às facetas. Mas aqui o ideal é sempre testar antes! Ou seja, se estiver a pensar em encerrar um diastema, peça ao seu médico para fazer uma prova antes de avançar para a solução definitiva.Posso afirmar que já tive pacientes altamente motivados para o encerramento de diastemas e que quando fizemos uma prova (em boca de como ficaria quando o diastema fosse encerrado) e se observaram ao espelho não se identificaram com a sua nova imagem pessoal e resolveram manter a falhinha 🙂

A modelo Georgia May Jagger e o seu famoso diastema.

A atriz Catherina Zeta Jones tinha vários diastemas. Os diastemas desaparecerem e os dentes estão muitos mais brancos. Aqui só podemos supor, mas, provavelmente, a atriz colocou facetas em todos os dentes anteriores.

Se tiverem dúvidas sobre estes e outros tratamentos estéticos podem deixar aqui os vossos comentários ou enviar mensagem privada através da página do blog no facebook.

Até lá sorriam 🙂

Partilhar