Skip to main content

Parte II: Do Hype à Ciência – Uma viagem fascinante ao seu potencial cosmético

Nas redes sociais, a hastag #exossomas é, provavelmente, uma das mais procuradas e publicadas da atualidade, quando se fala de harmonização facial e beleza! A indústria cosmética não ficou fora deste movimento e várias marcas já estão a promover os seus produtos com exossomas.

Mas afinal o que são os exossomas?

Descobertos na década de oitenta, apenas agora estão no foco dos microscópios em todo o mundo.

Os exossomas são pequenas vesículas extracelulares, produzidas por diferentes tipos de células e carregam no seu interior material como DNA, mRNA e proteínas. Acredita-se que a função dos exossomas é a comunicação, na medida em que transportam informação que permite às diferentes células do seu corpo comunicarem entre si, modulando a sua função.

Mas será que os produtos cosméticos de aplicação tópica com exossomas são uma mais valia? Vale a pena investir nestes produtos?

Fizemos estas e outras perguntas a uma das melhores especialistas em cosmética da atualidade, a Marta Ferreira, Farmacêutica, autora do Blog “A pele que habito” e autora do livro “O Livro da Pele”.

Os exossomas já estão disponíveis em cosméticos?

MF: Sim. Atualmente já existem alguns cosméticos no mercado que contêm exossomas.

Quais os benefícios que lhes estão a ser atribuídos? Quais as indicações em que podem ser benéficos?

MF: Genericamente, a incorporação de exossomas nestes produtos visa o rejuvenescimento da pele e/ou regeneração da sua função de barreira. Mas, estes efeitos dependerão muito do conteúdo e revestimento dos exossomas utilizados.

A ciência atual valida a eficácia e segurança dos exossomas enquanto ingrediente de cosmético para aplicação tópica?

MF: No que diz respeito à segurança, não parece haver receios de maior importância quando estes são aplicados na pele íntegra e sã. Já em termos de eficácia, não existe um consenso na comunidade científica devido à falta de estudos publicados em revistas indexadas e sujeitas a revisão por pares  com metodologias robustas. Assim, os estudos de que dispomos provêm maioritariamente dos fabricantes. Por outro lado, o fato de um determinado tipo de exossoma ser eficaz não valida a eficácia de todos os restantes. Isto porque, ao contrário de um ingrediente puro (ex: vitamina C, retinol), as características físicas, químicas e biológicas destes ingredientes variam significativamente de acordo com o modo de fabrico e purificação. Todos estes aspetos fazem com que seja necessário realizar estudos clínicos para cada tipo de exossoma utilizado.

Qual a sua opinião pessoal enquanto expert, sobre os cosméticos com exossomas?

MF: Atualmente, tenho ainda muitas dúvidas relativamente à estabilidade dos exossomas em formulações cosméticas, capacidade de penetração e eficácia do seu conteúdo propriamente dito. Dependendo da composição da vesícula exossómica, dos restantes ingredientes do produto e suas características fisico-químicas (ex: pH, viscosidade), a eficácia dos exossomas pode ser potenciada ou prejudicada. Uma vez mais, apenas seremos capazes de responder a estas questões através de estudos clínicos usando o produto final.

A aplicação tópica dos exossomas é um desafio para a sua eficácia? Serão absorvidos de forma eficaz?

MF: Os exossomas são vesículas relativamente pequenas, mas, ainda assim, de grande dimensão quando falamos de penetração cutânea. Apesar de, em teoria, estas vesículas se poderem “fundir” com os lípidos das membranas celulares e cimento intercorneocitário, não é previsível que isso aconteça em grande proporção em muitos exossomas. Aquilo que verificamos, por exemplo, com alguns lipossomas é uma grande acumulação destas vesículas nas camadas superiores da epiderme, especialmente junto dos folículos pilossebáceos, sendo o seu conteúdo libertado de forma mais lenta.

Já usou ou está a pensar em usar exossomas cosméticos?

MF: Neste momento o seu uso tópico ainda não me convence. Mas, estou expectante em relação a novos estudos clínicos!

Que conselho daria aos consumidores que estão a pensar em investir em cosméticos com exossomas para o cuidado anti-envelhecimento da pele?

MF: Aconselhem-se junto de um(a) profissional de saúde experiente, para que vos seja aconselhado o melhor produto para a vossa pele. Muitas vezes, os estudos clínicos não chegam às revistas científicas e ninguém melhor que um(a) profissional capaz de interpretar esses estudos para aconselhar uma boa compra!

Quais as grandes perguntas que gostaria de ver respondidas sobre esta tecnologia?

MF: Gostaria de saber que matrizes vegetais ou outras nos dão exossomas interessantes, quais os seus mecanismos de ação e de que modo cada produto evidencia a sua eficácia.

E porque o hype dos exossomas se estende aos consultórios estéticos com promessas de rejuvenescimento, convido-a(o) a ler o artigo Explorando o intrigante Mundo dos Exossomas na estética médica, que inclui a entrevista a um expert em dispositivos e medicamentos usados em estética: José Rui Peixoto, Farmacêutico e Diretor Comercial MedBeat

Para consumidores e profissionais que gostam de fazer escolhas cosméticas baseadas em evidência científica é cada vez mais complicado navegar através de um oceano de conteúdos gerados todos os dias.

Para conteúdos credíveis e disruptivos em cosmética recomendo que sigam as publicações da Marta Ferreira no seu Blog e na sua página de Instagram.

Até breve!

Sempre consigo!


Subscreva a nossa newsletter

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Pin It on Pinterest

Partilhar