Skip to main content

O melasma é um fenómeno complexo, multifatorial na sua origem e que vai muito além do sol. Mas a fotoproteção é essencial na prevenção de recidivas ou agravamento das mesmas, bem como de outros distúrbios de hiperpigmentação.

Com base nas mais recentes evidências científicas podemos idealizar o fotoprotetor ideal. 

Assim, e embora o protetor solar “ ideal” e à prova de tudo ainda não tenha sido desenvolvido, vale a pena ficar atento a 5 características que fazem a diferença quando chega a hora de escolher:

  1. SPF elevado;
  2. Proteção contra UVA reforçada;
  3. Proteção contra a luz visível;
  4. Ingredientes ativos para o controlo da hiperpigmentação;
  5. Cor.

O protetor solar para este tipo de preocupações cosméticas deve ter um SPF elevado, mas também uma elevada proteção para UVA e luz visível (LV).

Os estudos sugerem que a adição de antioxidantes aos filtros solares são eficazes na redução do stress oxidativo causado pela radiação, especialmente UVA e LV, atuando de forma sinérgica, não apenas no combate ao fotoenvelhecimento, mas também no controlo de hiperpigmentação, especialmente nos fototipos mais elevados.

Também a inclusão de agentes com propriedades despigmentantes como a Niacinamida ou derivados do resorcinol potenciam a eficácia destes protetores solares.

A evidência de que alguns filtros minerais com cor, que protegendo contra a luz visível permitem uma maior capacidade de proteção contra hiperpigmentação, é cada vez mais robusta. A tendência para o desenvolvimento de fórmulas com estes pigmentos é crescente. Mas atenção, não basta incluir estes ingredientes na fórmula, a sua preparação deve responder a determinados requisitos de tecnologia para que sejam eficazes na proteção contra a LV. Ou seja, nem todos os protetores com pigmentos têm o nível adequado de proteção contra este tipo de radiação.

A inclusão de pigmentos com cor acresce outra vantagem para quem sofre com hiperpigmentação, na medida em que confere uma maior uniformidade da tez, contribuindo, assim, para uma maior satisfação do consumidor desde o primeiro momento da sua aplicação.

Uma dica para otimizar a fotoproteção passa pela utilização combinada de dois produtos com características complementares!

Top 12 por ordem alfabética

Fica aqui uma seleção de alguns dos protetores solares que indico como coadjuvantes na prevenção do melasma e hiperpigmentação.

Legenda: *sem cor; **com cor e cobertura leve; ***com cor e boa capacidade de cobertura.

  1. Bioderma Photoderm M SPF50+ ***

O mais deste produto é a proteção solar reforçada contra UVA e contra a luz azul visível. A sua fórmula inclui pigmentos que uniformizam a tez com uma boa capacidade de cobertura. Disponível em 3 tons. Entre os ingredientes ativos destaque para antioxidantes e agentes clareadores.

2. Eucerin Sun Pigment Control Tinted Gel-Creme FPS 50+ **

Proteção para UVA, UVB e contra danos causados pela radiação visível de alta energia. Complexo de agentes ativos contra a hiperpigmentação e stress oxidativo. Os pigmentos incluídos nesta fórmula uniformizam a tez, embora a capacidade de cobertura seja leve a moderada.

3. Isdin FotoUltra100 Spot Prevent SPF50 + *

Este protetor destaca-se pela elevada proteção contra UVB e UVA. Esta formula fluída agrada a quem tem preferência por texturas leves. A marca informa segurança na utilização por mulheres grávidas, bem como no pós procedimentos estéticos.

4. La Roche Posay Anthelios Mineral One SPF50+ ***

Este fotoprotetor distingue-se por conseguir uma proteção muito elevada de largo espetro, incluindo à luz visível, com recurso exclusivo a filtros minerais. Por este motivo está adaptado a peles sensíveis e sensibilizadas, como acontece na recuperação de alguns procedimentos estéticos. Os seus pigmentos conferem uma excelente capacidade de camuflagem da hiperpigmentação. Disponível em 5 tons. Esta textura é apreciada por quem aprecia fórmulas ricas e hidratantes, graças à inclusão de ingredientes como a glicerina e ácido hialurónico.

5. La Roche Posay Anthelios Pigment Correct SPF50+ **

Elevada proteção UVA, UVB e luz visível. Inclui pigmentos corretores da tez e ingredientes ativos que contribuem para o controlo da pigmentação com destaque para a Niacinamida. Inclui ainda tecnologia patenteada que informa proteger contra a poluição e danos causados por radiação infravermelha. Capacidade de cobertura moderada. Disponível em 2 tons.

6. Heliocare 360º Pigment Solution Fluid SPF 50+ *

Proteção solar para um espetro alargado da radiação, a incluir a luz visível. Entre os ingredientes ativos destaque para o Fernblock®️, Niacinamida e Ácido Elágico, que de uma forma combinada atuam na redução das manchas e protegem contra os danos causados pela poluição. Embora a sua função não seja cobrir manchas, tem um comportamento sensorial excelente na pele, conferindo um acabamento impecável, com ou sem maquilhagem.

7. Heliocare compacto SPF 50+ oil free ***

Proteção solar elevada UVA e UVB, com excelente capacidade de cobertura de hiperpigmentação existente. Disponível em 2 tons universais. Complexo antioxidante e foto imunomodulador, a incluir Fernblock®️, reforçando a proteção contra fotoenvelhecimento. Trata-se de uma fórmula oil free o que o torna compatível com peles oleosas e/ou tendência acneica. Mas é um produto versátil, na medida em que apresenta uma textura confortável o que o torna compatível com peles mais secas ou desidratadas.

8. Sensilis Photocorrection [D-Pigment 50+] Colour **

Proteção elevada contra UVA, UVB e luz visível azul. Ingredientes ativos antioxidantes, como a Vitamina C e E. Trata-se de uma textura muito agradável no que respeita à sensorialidade, pois é uma formulação que surpreende por ser uma mousse. Pigmentos com cor para uniformização da tez com uma capacidade de cobertura leve.

9. Sesderma Azelac Ru Fluido Luminoso SPF50 *

Este cosmético é o resultado de uma “combinação” entre um cosmético despigmentante e um fotoptotetor. Por esse motivo não podia deixar de constar desta lista. A uma proteção solar elevada, somam-se ingredientes ativos despigmentantes, como o Ácido Azeláico e o Ácido Tranexâmico. Tem um acabamento excelente para uma pele luminosa.

10. Skinceuticals Advanced Brightening UV Defense SPF 50 *

Trata-se de um protetor solar especialmente formulado a pensar nas peles que sofrem com hiperpigmentação e inclui filtros para uma proteção elevada contra UVA e UVB. Entre os ingredientes ativos estrela destaque para o Ácido Tranexâmico e a Niacinamida, ambos com propriedades despigmentantes. Embora não contenha pigmentos com cor tem um acabamento muito agradável, conferindo luminosidade à pele.

11. Skinceuticals Mineral Radiance UV Defense SPF50 **

Um protetor mineral adaptado a peles sensíveis e sensibilizadas. Espetro de proteção alargado. Embora a marca não faça esta alegação, provavelmente confere algum grau de proteção contra a luz visível. Os pigmentos contidos na fórmula permitem uma discreta uniformização da tez.

12. Vichy Capital Soleil UV-AGE DAILY FPS 50+ ***

Este protetor solar inclui filtros para uma proteção elevada contra radiação UVA, UVB e LV . Os ingredientes ativos incluem peptídeos para uma ação anti-aging e Niacinamida para uma ação anti-manchas. Uma textura muito leve e confortável. Inclui pigmentos para uma cobertura leve para usar como passo final da rotina de skincare ou como uma pré-base de maquilhagem. Disponível num tom único universal.

Esta é uma seleção com os meus protetores solares preferidos para proteger contra o melasma e outras hiperpigmentações da pele, que, espero, possa ser um bom guia na hora de fazerem as vossas escolhas. Se quiserem espreitar o meu Instagram, deixei lá um post alusivo a esta temática, onde podem consultar uma pequena infografia com estas características diferenciadoras.

Até breve!

Sempre consigo!


Subscreva a nossa newsletter

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Pin It on Pinterest

Partilhar