Skip to main content

A afinidade do ser humano pela simetria está codificada no nosso cérebro e na forma como vemos as coisas. Mas, a simetria perfeita não existe na natureza. 

Até a arte é uma manifestação frequente da nossa obsessão por simetria. Pintores e escultores têm representado a dualidade que existe em cada um de nós. Na imagem de destaque deste artigo, um registo fotográfico da pintora Frida Khalo junto a uma das suas mais emblemáticas obras, “Las Dos Fridas”, com uma fortíssima mensagem sobre personalidade e simetria.

Nas ciências médicas, tal como na arte, a simetria também é objeto de análise profunda. E embora saibamos que a simetria facial absoluta não seja atingível, concordamos que um elevado grau de simetria é um desejo natural. Para amenizar ou mesmo corrigir assimetrias faciais existe uma diversidade de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos.

Quando a assimetria facial é causa de insegurança

Identificou assimetrias na sua própria face que o(a) deixam inseguro(a)? O mais provável é que sejam assimetrias discretas e pouco percetíveis nas suas relações sociais. Mas, se ainda assim sente que precisa de ajuda, sugiro que procure um profissional de saúde da sua confiança especializado na face, por exemplo, na área da harmonização facial ou cirurgia plástica.

O primeiro passo nessa consulta será fazer uma avaliação e um diagnóstico para avaliar o grau de assimetria e se existem causas passíveis de tratamento. 

Fonte: revista Nature, do artigo “Brain responses to facial attractiveness induced by facial proportions: evidence from an fMRI study.”

Algumas assimetrias faciais podem e devem ser tratadas na sua origem. Como aquelas que são causadas por problemas ortodônticos ou funcionais, como também os relacionados com a mastigação.

O que a harmonização facial pode fazer pela simetria da face

No que respeita à harmonização facial existem diversos procedimentos que amenizam a assimetria facial. Naturalmente, cada face é única e é impossível descrever todos os procedimentos desta área! Seguem, a título informativo, alguns dos procedimentos e queixas mais comuns.

Posição das sobrancelhas

Uma posição assimétrica das sobrancelhas é uma queixa muito frequente na consulta de harmonização facial, quer em homens, quer em mulheres. O tratamento com toxina botulínica e o preenchimento facial com ácido hialurónico estão entre os procedimentos mais frequentes no tratamento destas queixas. 

Com recurso à toxina botulínica podemos modular a função muscular que interfere com o movimento e posição das sobrancelhas. É um procedimento relativamente rápido e, quando bem indicado, tem resultados excecionais. A desvantagem é que o resultado poderá ter uma duração algo limitada. No entanto, a realização deste tratamento com intervalos regulares irá, não só amenizar esta assimetria, bem como prevenir o que seria o natural agravar da mesma ao longo da vida.

Naturalmente, não é possível garantir uma simetria absoluta. Mas são frequentes os casos de assimetrias muito significativas que, tratados por esta via, apresentam resultados fantásticos.

O preenchimento com ácido hialurónico nesta região também poderá estar indicado. Mas, aqui importa referir que a região periocular é considerada uma zona de alto risco e deve discutir e compreender os riscos envolvidos neste procedimento.

Têmporas

Uma zona onde também às vezes se observa assimetria é na região da fossa temporal (têmporas), onde algumas pessoas tendem a ter perda de volume, por perda de gordura (normalmente gordura subcutânea). Neste caso, o tratamento passa, usualmente, pelo preenchimento com ácido hialurónico ou bioestimuladores.

Entre as vantagens do tratamento desta região, quando bem indicado, é que para além da questão da assimetria, pode ser um importante complemento ao rejuvenescimento facial, bem como na promoção estética para a abertura do olhar. 

Malar e zigoma (bochecha, região anterior e lateral)

Passamos diretamente para o arco zigomático, a estrutura óssea que suporta as nossas bochechas. É extremamente comum termos um lado da face mais desenvolvido do que o outro. O preenchimento com ácido hialurónico de alta densidade bem profundo consegue compensar e simetrizar. O ácido hialurónico vai quase que “imitar” essa estrutura óssea. Obviamente, falamos de técnicas específicas para esse fim. A mesma lógica pode ser usada na parte anterior da bochecha, em que o preenchimento pode ser usado para simetrizar as curvas naturais nesta região tão importante da face.

Sulco nasolabial e lábios

O sulco nasolabial, aquela ruga que vai do aspeto lateral do nariz até ao cantinho da boca. Esta ruga tende a aprofundar-se com o passar dos anos e, tendencialmente, há um lado que se vai destacar mais! As causas de assimetria nesta região da face são diversas e podem estar relacionadas com fatores como, a mímica facial e a própria anatomia da face.

Quanto aos lábios, não há lábios simétricos! Bioestimuladores e acido hialurónico, identificação e correção de hábitos, como dormir sempre para o mesmo lado, podem estar entre as soluções apontadas. E também aqui os resultados podem ser maravilhosos.

Mento e ângulo mandibular

No caso particular do mento (queixo), pequenas assimetrias podem ser amenizadas com materiais de preenchimento adequados. Aqui é muito importante o respeito pelas características particulares dos homens e das mulheres, uma vez que o queixo das  mulheres nunca deve ser excessivamente preenchido. Na face masculina, a volumização do mento poderá permitir um tratamento mais amplo, uma vez um queixo bem projetado está associado a beleza. 

No ângulo da mandíbula as assimetrias podem ter causa diversa, mais frequentemente, por diferenças no desenvolvimento da estrutura óssea de suporte ou por assimetria do masseter, o músculo da mastigação. Aqui, um correto diagnóstico é determinante. Se, por exemplo, esta assimetria estiver relacionada com os nossos hábitos de mastigação é fundamental equilibrar este aspeto funcional. A toxina botulínica pode ser usada para equilibrar a hipertrofia assimétrica destes músculos. Quando bem indicado e bem executado, o resultado é muito gratificante.

No que diz respeito às assimetrias faciais, a primeira boa notícia é: calma! Se observa assimetria na sua face o mais provável é que ela esteja dentro da absoluta normalidade estética. Bem-vindo ao problema com que o resto da humanidade se defronta 😉

Se já faz procedimentos estéticos ou se vai agora iniciar a sua jornada estética, será importante que o profissional que o acompanha tenha sensibilidade para estas pequenas discrepâncias e que, a cada tratamento, se procure amenizá-las. Sabemos que com o envelhecimento as assimetrias faciais e corporais tendem a agravar-se. Se ao longo da vida for realizando procedimentos que tenham em consideração estas pequenas assimetrias vai, não só usufruir de um maior equilíbrio simétrico na sua face hoje, como envelhecer de uma forma mais harmoniosa.

Até breve!

Sempre consigo!


Subscreva a nossa newsletter

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Pin It on Pinterest

Partilhar