Skip to main content

Cuidar diariamente da nossa pele com cosméticos pode ser um ritual de autocuidado gratificante e prazeroso ou uma tarefa frustrante e de difícil cumprimento com a disciplina necessária. Mas, não tenha dúvidas que investir numa rotina de skincare lhe trará resultados significativos na beleza e na prevenção do envelhecimento cutâneo.

O skincare é um mercado multimilionário global. Pelas estratégias de marketing de alguns setores da indústria e graças ao alvoroço da publicidade criada por muitos influencers leigos, a informação e a desinformação inundam a comunicação social com publicidade, tendências e promessas. Desde rotinas coreanas em 99 passos, até ao minimalismo do skin fasting, da moda do slugging até ao skin cycling. O léxico cosmético é cada vez mais variado e efémero.

E é cada vez mais difícil navegar pelo mar de informação disponível e perceber quais as escolhas que realmente funcionam.

Aconselho que submeta a um crivo muito apertado os últimos skincare trends, que, tal como as modas, são muitas vezes um entretenimento para publicar revistas e melhorar os algoritmos de alguns influencers.

Bom senso e escolhas baseadas em evidência científica serão sempre em asserto

Cada pele é única e, por isso mesmo, não é possível deixar aqui um guia universal. Mas partilho consigo 3 pilares que vão ajudar a identificar os pontos críticos para uma rotina cosmética bem sucedida.

1. As perguntas que deve fazer a si próprio

Enquanto não se conhecer como consumidor ficará perdido num mar de produtos e informação. Faça uma autoanálise:

Qual o meu tipo de pele?

Deve tentar perceber qual é o seu tipo de pele. Se é oleosa, mista, seca, desidratada e/ou sensível. Esta característica é fundamental para a escolha dos produtos. Por exemplo, se a sua pele for oleosa os produtos de higiene facial podem incluir géis e espumas que tendem a remover mais eficazmente o excesso de oleosidade da pele. Mas, se for seca, os óleos e os bálsamos de higiene serão mais adequados para uma limpeza suave.

Quais são as prioridades para a minha pele?

Quais são as suas principais preocupações? Prevenção do envelhecimento, tratamento de pigmentação, controlo de rosácea ou acne? Se tentar tratar muitas preocupações ao mesmo tempo vai perder eficácia no tratamento. Escolha uma ou duas prioridades e procure fazer um regime cosmético focado nesses objetivos.

Qual o meu orçamento disponível para skincare?

O orçamento é importante sim! Algumas marcas de luxo têm produtos interessantes. Mas será que o conteúdo da embalagem tem uma boa relação qualidade preço? Atualmente, o mercado da cosmética permite fazer compras de produtos a preços razoáveis para todos os orçamentos. O investimento em cosméticos deve sempre respeitar o seu orçamento. Lembre-se que o skincare não é uma corrida de velocidade, mas sim uma maratona.

E pelo valor de compra de alguns produtos de higiene poderá realizar procedimentos em consultório, com maior efetividade.

Claro que se a sua felicidade estiver também na compra de um daqueles frasquinhos brilhantes e glamorosos das marcas mais seletivas, faça o favor de se mimar, mas não se esqueça de que está a pagar o preço da marca😉

Quais as marcas que transmitem confiança?

A seleção das marcas ou laboratório também é importante. O desenvolvimento de produtos eficazes requer tecnologia e controlo de qualidade e ambos requerem investimento, ciência e rigor. Por exemplo, dois produtos de marcas diferentes com a indicação no rótulo de 10% de vitamina C vão ter eficácia diferente, porque não foram produzidos, nem formulados da mesma forma.

Se tem dificuldade em escolher marcas de cosméticos, procure orientação de profissionais da área, de preferência um farmacêutico.

2. Construa uma rotina cosmética que funcione

Para efeitos de exercício, neste artigo vamos pensar numa lógica de rotina anti-aging, recordando que podemos fazer rotinas específicas para outras preocupações cosméticas como o acne, rosácea ou melasma.

A: Higiene

Na rotina da manhã o primeiro passo é a higiene da pele, normalmente com produtos mais suaves. A higiene da manhã pode ser feita em uma etapa única. Pessoalmente, e creio que em sintonia com a maioria das pessoas, prefiro géis e/ou espumas que se removem facilmente com água.

Na rotina da noite, normalmente, já se preconiza uma higiene facial mais profunda. Porquê? Porque vamos precisamente remover, não só alguns resíduos e poluentes acumulados durante o dia, mas também tudo aquilo que aplicamos na nossa skincare da manhã que, por vezes, são de difícil remoção, nomeadamente a maquilhagem e o protetor solar (lembre-se que estes produtos foram desenvolvidos para longa duração e com resistência à remoção. E sim, alguns provavelmente resistem a desportos radicais, transferência e muito mais!). Assim, à noite recomendo uma higiene facial pelo menos em duas etapas, o double cleansing, que pode ser feita de várias formas. Para as(os) mais apressadas(os), sugiro a água micelar, seguida de um gel ou espuma lavante. Nesta primeira etapa da limpeza double cleansing, a limpeza com óleos ou bálsamos (em alternativa à água micelar) é também muitíssimo interessante, mas torna a rotina um pouco mais demorada.

B: Proteção

Podemos também acrescentar um protetor solar, que é fundamental na maior parte do ano e, em particular, no Verão e para quem tem profissões com grande exposição ao ar livre. O protetor solar também é essencial para aquelas pessoas que têm problemas de pigmentação. Nestes casos, diria mesmo que é obrigatório usar durante todo o ano! E como é que vamos escolher o nosso protetor solar? Algumas regras: primeiro atender ao tipo de pele – se é uma pele oleosa, sensível, normal ou muito seca. Naturalmente, a maior parte destas funções já foram previamente respeitadas pelo creme hidratante escolhido. Imaginemos o caso de uma pele oleosa: se eu não tiver o cuidado de escolher um protetor solar oil free, vou desequilibrar aquilo que o meu creme hidratante fez. Posto isto, apesar de o protetor solar não ser um hidratante, deve respeitar as especificidades de cada tipo de pele. Outro aspeto importante a considerar é que o protetor solar deve ter um espetro alargado de proteção, ou seja, deve ter um SPF 50. Também pode ter cor ou não. Aliás, ter cor até pode ser uma vantagem, mas deixo este assunto para um outro artigo 😉

C: Hidratação

De seguida, devemos pensar na hidratação. A hidratação deve ser adequada ao nosso tipo de pele. Pode ser um gel-creme ou um creme, ou seja, devemos escolher uma textura adequada ao tipo de pele. Claro que existem inúmeras variáveis a considerar, mas, acima de tudo, pretende-se que o hidratante mantenha a barreira de hidratação e de proteção durante o dia!

D: Renovação, regeneração e ativação

Com o passar dos anos a pele começa a demorar mais tempo para se renovar. Agentes como os retinóides e ácidos como o glicólico, permitem estimular positivamente este mecanismo. Fatores de crescimento e peptídeos são cada vez mais presentes nas formulações, contribuindo para a melhoria da qualidade da pele.

E: Cuidados complementares

Máscaras esfoliantes e tónicos.

Posso ainda sugerir alguns rituais que não têm de ser feitos, necessariamente, todos os dias, mas que podem complementar todo este skincare, como por exemplo máscaras de tratamento hidratante, aplicação de peelings em casa – uma a duas vezes por semana -, e, havendo essa disponibilidade de tempo, podemos fazer um skincare ajustado.

Brumas e águas termais para a pele sensível ou sensibilizadas.

Os suplementos alimentares também têm um papel muito válido nos nossos cuidados de saúde e de beleza. Sobre este aspeto em particular, conselho a leitura deste meu artigo Os meus 10 Suplementos alimentares preferidos.

3. Essenciais para conquistar resultados

  • A ordem de aplicação dos produtos é importante. Geralmente começamos com os produtos mais fluidos.
  • Não esteja sempre a mudar a sua rotina. Sempre que mudar a rotina é um reiniciar. Dê pelo menos 3 meses ao processo.
  • Não se deixe hipnotizar, nem desiludir com a publicidade. Promessas de redução de rugas e flacidez são publicidade contraproducente para a indústria e para o consumidor. Esses resultados estão nos consultórios e não na embalagem de um cosmético. 
  • Não desista. A Consistência é fundamental. 
  • Não precisa de fazer uma rotina muito complexa para ter bons resultados. Escolha ingredientes ativos com eficácia comprovada.
  • Se é iniciado em cuidados cosméticos comece com uma rotina mais simples. Vi muitas pessoas comprarem enormes cabazes de skincare fruto do entusiasmo do momento. Mas, ainda não tinham hábitos para cumprir disciplinadamente os rituais de skincare. Isto gera frustração e abandono do tratamento. Comece com os essenciais e progrida pouco a pouco para rotinas mais avançadas.
  • Em termos de skincare para a noite, pessoas com um ritual mais básico podem usar o mesmo creme hidratante que usaram de manhã, mas, o ideal, será ter um creme diferente para o ciclo da noite. E porquê? Porque também a vida da nossa pele à noite é diferente da vida durante o dia!

No que respeita ao tratamento, queria recordar a skincare pyramid Dra. Draelos.

Poderá construir a sua rotina em mais ou menos passos, mas sugiro que privilegie produtos de proteção e hidratação para o dia e produtos de renovação e regeneração para a noite. Se ainda está a começar inicie pela base da pirâmide.

Quero dizer-lhe que, embora as grandes transformações estéticas estejam em blocos operatórios ou consultórios, a rotina de cuidados cosméticos vai transformar a forma como começa ou termina o seu dia.

O skincare é uma das formas mais gratificantes de autocuidado. É um momento para cuidar de si! E embora ele não exista para tratamento de rugas ou flacidez instalada, não tenha dúvidas que é um cuidado essencial para uma pele bonita, saudável e que vai envelhecer melhor.Já tinha pensado na sua skincare? Como a construiu? Está satisfeita com a mesma? Partilhe comigo a sua rotina de pele diária e sinta-se à vontade para esclarecer alguma dúvida ou até mesmo partilhar alguma dica que seja um must nas nossas vidas!

Para um aconselhamento personalizado agende consulta através do email welcome@clinicafaciem.pt

Até breve!

Leave a Reply

Sempre consigo!


Subscreva a nossa newsletter

A sua subscrição foi efetuada com sucesso!

Pin It on Pinterest

Partilhar